Os candidatos do Psol ao GDF, Toninho do Psol, e ao Senado Federal, Chico Sant’Anna, nº 501, tiveram agenda cheia neste sábado 24/7. Pela manhã, acompanhados dos candidatos a de deputado federal, Dr. Gripp, nº 5012, e a distrital, Maninha, nº 50050, visitaram clínicas de saúde em Sobradinho e Planaltina.

Rodolfo Hot lança sua candidatura em Taguatinga com a presença dos candidatos ao Senado Chico Sant'Anna e Jorge Antunes e de Toninho do Psol, candidato ao GDF

O almoço dos dois majoritários foi em Taguatinga. Ele foi promovido pelos candidatos a deputada federal, Adriana Delgado, nº 5045, e a distrital, Rodoldo Hot Hot, nº 50000 que lançaram suas candidaturas naquela cidade. O evento contou ainda com a presença de Jorge Antunes, também candidato ao Senado pelo Psol e da candidata a vice-governadora, Tetê Monteiro.

Recanto das Emas

Moradores do Recanto das Emas debatem suas principais reivindicações...
... com os candidatos do PSOL ao Senado, ao GDF e à Câmara Distrital. Fotos de Leomarques Souza

O início da tarde foi marcado por uma reunião domiciliar no Recanto das Emas. Além da construção de uma policlínica, os moradores do Recanto reivindicam uma linha do Metrô ligando aquela localidade a linha que já atende Samambáia. O pleito além de justo, parece ser tecnicamente mais viável do que a idéia do antigo governador Arruda, que renunciou facre às acusações de corrupção. Ele queria fazer uma linha de VLP – Veículo Leve sobre Pneus para atender Santa Maria, Gama e Recanto. A distância entre o Recanto e a linha do metrô já existente não é grande, o terreno é plano e um novo trecho do metrô poderia atender ainda aos moradores do Riacho Fundo II, localidade que fica em frente ao Recanto.

Na reunião, que contou com a presença da candidata a distrital, Maninha, os moradores lembraram que em 1998 a cidade tinha aprovado no orçamento participativo para 1999 a verba necessária para construir uma policlínica no Recanto. Mas o governador Roriz, que tomou posse em 1999, ignorou as decisões tomadas no orçamento participativo e até hoje, passados cerca de dez anos, o Recanto continua sem sua policlínica, sendo atendido por apenas dois centros de saúde.

Das eleições, as crianças do Recanto esperam mais espaço para brincar. Foto: Chico Sant'Anna

Lazer para as crianças e segurança pública também estão na lista de reivindicações dos moradores. Eles denunciam a inoperancia dos PCS, postos comunitários de segurança. Segundo os moradores, os soldados da PM não deixam o interior dos PCS para\fazer ronda, nem mesmo para atender aos reclamos da comunidade. Eles querem a volta do sistema cosme e damião de patrulhamento, pleito que conta com a concordância do candidato do Psol ao GDF, Toninho.

À noite da caravana do Psol terminou em Santa Maria em mais uma reunião com a comunidade. A volta dom programa Saúde em Casa foi anunciada por Maninha e Toninho do Psol como uma prioridade de governo parao Psol e Chico Sant’Anna debateu com os moradores a proposta de transformar a linha do Trem Bandeirantes em um trem regional de passageiros (Veja detalhes no post Um trem regional de passageiros para o DF).