Textos do Wiki Aves A Enciclopédia das aves do Brasil. Fotos de Evando F. Lopes. Publicado originalmente no portal Águas Emendadas
O pitiguari, também denominado popularmente de “gente-de-fora-aí-vem”, em função da sonoridade de seu canto, é uma ave passeriforme da família Vireonidae .
Características
Mede cerca de 16,5 cm, tem cabeça e bico desproporcionais ao corpo. O bico é todo acinzentado com leve tom róseo, de aspecto poderoso e terminando com uma ponta fina, virada para baixo, parece um bico de uma ave de rapina em um pássaro.
Ouça aqui o canto do Pitiguari ou Gente-de-fora-aí-vem.
As cores são únicas, com a cabeça e nuca acinzentadas, uma nítida e característica faixa marrom avermelhada sobre os olhos (laranja escuro nos adultos, marrom uniforme nos juvenis). Alto da cabeça oliváceo ou cinza escuro. No peito, uma larga faixa amarelada separa a barriga e garganta cinza claro, quase branco. Dorso pardo esverdeado. Macho e fêmea são idênticos. Ele é referenciado na música “Meu Pitiguari” de André & Mazinho.
Alimenta-se de invertebrados apanhados no meio da vegetação, onde é surpreendente como esconde-se bem. Vistoria as folhas cuidadosamente, às vezes penetrando nos emaranhados mais densos. Apanha lagartas grandes, maiores do que se imaginaria, pelo seu porte. Mata as presas com o bico forte e batendo-as contra os galhos. Ainda alimenta-se de larvas e pequenos frutos.
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Alma-de-Gato.
Voce conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Filipe.
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Juruva.
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a “freirinha”.
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Caboclinho.
Reprodução

Canto bonito desse pássaro. Me transportou para um estado meditativo. Parabéns pela idéia.
CurtirCurtir
Caro Wanderley
Além deste pássaro, o Gente-de-Fora-aí-Vem, existe no blog outros cantos de pássaros que vc pode acessar na mesma página deste post.
CurtirCurtir
Estava procurando pelo nome desse pássaro já há um tempo. Moro em São Paulo e ele vem sempre cantar nas árvores da frente ou do fundo de casa. Nunca consegui uma foto nítida dele, pois é muito rápido. Esta semana ele tem atacado seu reflexo na nossa janela. Quando pus o som gravado aqui no seu site, ele ficou extremamente curioso e começou a responder. Obrigado pelas informações. Adoro pássaros. Soltos, é claro.
CurtirCurtir
Que bacana, Acacio.
Se tiver a chance, numa próxima oportunidade tente gravar.
CurtirCurtir
Passarinho, que encanto!!! Parece que está chamando a gente….Fofinho!!!! Lindinho!!!!
CurtirCurtir