Textos do Wiki Aves A Enciclopédia das aves do Brasil. 
Fotos de Evando F. Lopes.
Publicado originalmente no portal Águas Emendadas
O Papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops) é um Psittaciforme da família Psittacidae. É também conhecido como Papagaio-de-barriga-amarela, Papagaio-curraleiro, Papagaio-curau e Papagaio-goiaba.
Leia também:
-
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Alma-de-Gato.
-
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Andorinha-Serradora
-
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Cardeal-do-Nordeste.
-
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Caboclinho.
-
Voce conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Filipe.
-
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a “freirinha”.
-
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Gente-de-Fora-aí-Vem.
-
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Juruva.
-
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Pica-pau-de-Topete-Vermelho
-
Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Viuvinha.
É uma ave cada vez mais rara e escassa, com registros de ocorrência localizados em cerrados e matas de galeria. Ás vezes também é visto em pastos com árvores e até em quintais de residências. Mas seu local mais comuns são as áreas ambientais protegidas e seus arredores.
Tem uma coloração bastante variada e um anel orbital esbranquiçado. A femea apresenta forma verde, quase toda verde, face amarela, louro vermelho, escamado amarelo por baixo (às vezes extenso no peito, com algum vermelho e laranja).

Já o macho dessa espécie apresenta mais tons amarelos na cabeça, no pescoço e por baixo, extenção variável de vermelho nas laterais. Alguns (tavez na maioria do machos) perdem as penas da testa, expondo uma “careca” de pele alaranjada. Estão sempre em casal ou em pequenos grupos e não raras as ocasiões em que são vistos em companhia da espécie Amazona aestiva o papagaio-verdadeiro.
Seu repertório vocal é bem limitado, em geral um “kri-ii ” e variantes, dados em voo ou pousado.
Ouça aqui o canto do Papagaio-galego.
Características
Ele mede cerca de 26,5 cm de comprimento e se alimenta-se dos frutos e flores do cerrado e da caatinga e de coquinhos silvestres. Normalmente, faz seu ninho em ocos de árvores, em especial ocos de palmeiras, ou buracos em cupinzeiros. A fêmea põe de 2 a 4 ovos. É o casal, quase sempre juntos, que cuida dos filhotes que nascem nus e cegos.
Hábitos e distribuição geográfica
O habitat tradicional do Papagaio-galego é o cerrado. Gosta também da caatinga e das matas de galeria. Voa em bandos de até 10 aves e é muito comum em sua área de distribuição. No Brasil, além do Distrito Federal, é facilmente encontrado do Piauí à Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso até o oeste de São Paulo.
Sevocê quiser votar na seleção da ave que será tratada aqui na semana que vem, clique aqui e depois faça sua seleção.