Por Leandro Cipriano, publicado originalmente no Jornal de Brasília

Nem mesmo os postos policiais do Distrito Federal estão seguros. Um deles, localizado na quadra 14 do Park Way, foi invadido por vândalos. Nenhum objeto se encontrava no local, e a porta teria sido arrombada. Fontes da própria polícia militar, que ouviram a ocorrência pela freqüência de rádio da PM, afirmaram que uma televisão, um computador completo, rádio e telefone teriam sido levados do posto pelos invasores, além de alguns pertences dos policiais nos armários, que estavam arrombados. …

Segundo informações dos responsáveis por averiguar a ocorrência, o posto foi apenas pichado durante a troca de turnos entre os oficiais, não ocorrendo furtos. Havia apenas uma mesa e uma geladeira no local. Ainda assim, quatro viaturas foram deslocadas para averiguar a situação, com policiais fazendo vistoria nas proximidades, à procura de alguma evidência. As pichações estavam na parte de trás do posto, e algumas aparentavam não ser recentes.

O sargento Hamilton Oliveira,que estava no cargo de fiscal do posto na manhã de ontem, afirmou que não teria como precisar um horário em que os vândalos picharam o local. “O policial escalado para ficar no posto tem que estar nele, mas automaticamente tem que fazer o patrulhamento. Temos uma dificuldade, porque é apenas uma viatura só fazendo ronda das quadras 6 a 29 do Park Way”, comentou.

Sobre algum objeto furtado, o sargento não deu por falta de nenhum, mas ressaltou que o posto é propenso a ocorrer pichações. “Ele fica mais vulnerável por causa da área verde atrás dele”, destacou. Um dos oficiais superiores presentes reafirmou que a ocorrência foi registrada apenas como arrombamento, pois não houve furtos.

Pichações e furtos

Para um funcionário de uma empresa próxima ao posto policial, pichadores não costumam aparecer com muita frequência nas redondezas do Park Way. “Nunca vi nenhum. Quando comecei meu turno foi no início da manhã, e já tinha acontecido tudo. Mas um dos policiais teria comentado comigo que um rádio foi levado do posto, depois que picharam e invadiram”, diz.

Um funcionário que trabalha próximo ao posto, e preferiu não se identificar, disse que também ouviu de um policial militar sobre a falta de um rádio. “Com certeza levaram mais coisas. Não seria difícil entrar ali de madrugada e pegar, porque os policiais ficam fiscalizando a noite todinha nas ruas”, contou.

Todos os policiais presentes negaram que algum objeto tenha sido levado do posto durante o ato de vandalismo, afirmando que o local era usado apenas como espaço para os oficiais almoçarem e lancharem a noite. Mas um dos oficiais superiores admitiu que não teria ninguém no local no momento que os vândalos fizeram a pichação. Entretanto, não deram um parecer exato sobre a porta arrombada, ou a fiação solta dentro do posto, que deveria estar ligada a algum equipamento.

SILÊNCIO

Oficiais da perícia da Polícia Militar também estiveram presentes no local, mas não se pronunciaram a reportagem. O posto policial fica na competência da 11ª Delegacia de Polícia (São Sebastião), mas até o fechamento desta edição não deram nenhum parecer.

Segundo o coronel Paulo Roberto, chefe da Comunicação Social da PM, não houve furtos no posto policial. “Não subtraíram nada. Mas o rádio e a televisão que estavam no local foram levados pela perícia para saber se tem impressões digitais. O material está todo com o 25º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo posto”, informou Paulo Roberto.

A suspeita principal da corporação é que o arrombamento teria sido praticado por um morador de rua, pois foi usado um pedaço de pau próximo para forçar a porta do posto policial.