A envergadura de asas pode chegar até a 98 cm.

Texto baseado no Wiki Aves, a Enciclopédia das aves do Brasil. Fotos de Evando F. Lopes. Publicado originalmente no portal Águas Emendadas.

 

Gavião-pedrês (Buteo nitidus) é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. Ele também é conhecido como gavião-cinza. Mede cerca de 43 cm de comprimento, pesando de 378 a 660 gramas. Tem uma envergadura de asas que pode chegar até a 98 cm. Ele possui as partes superiores na cor cinza-clara, as partes inferiores finamente barradas de cinza e branco e a cauda é atravessada por uma faixa branca. O Gavião-Pedrês jovem tem as bases primárias amareladas.

Nome Científico: Buteo nitidus
(Latham, 1790)

Nome em Inglês: Gray Hawk
Estado de Conservação: Pouco Preocupante
(
IUCN 3.1)

Leia também:

Alimenta-se de aves, répteis e de insetos.

Ouça aqui o canto do Gavião-Pedrês

Alimentação e reprodução

 O Gavião-pedrês se alimenta de aves, répteis e insetos. É rápido e ágil podendo perseguir suas presas por manobras entre as árvores. Caça também a partir de poleiros e gosta de planar à procura de presas. Seus ninhos são feitos com galhos secos no alto das árvores, pondo de dois a três ovos. Os filhotes permanecem no ninho por cerca de 6 semanas.

É rápido e ágil podendo perseguir suas presas por manobras entre as árvores.

O período de incubação é de aproximadamente 32 dias e é realizado por ambos os pais. Aos 2 anos de idade os indivíduos atingem a maturidade sexual. O macho fornece com maior frequência o alimento para a fêmea nas duas primeiras semanas de pós-incubação, após esse período a fêmea também ajuda na caça.

Ele se faz presente em quase todo continete americano, desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina.No Brasil é bastante avistado na Região Centro-Oeste e em toda a costa litorânea.