Este blog, Brasília, por Chico Sant’Anna, chega a 150 mil visitas, sendo 82 mil apenas no ano de 2012. Preferência dos leitores são as informações sobre a vida política da Capital Federal e os problemas urbanos da cidade.

Criado em junho de 2010, este blog. Brasília, por Chico Sant’Anna, está prestes a completar 150 mil visitas/leituras. No momento em que escrevo esta nota, em 3/1/2013, já estão contabilizadas 141.675 leituras. Ano a ano, o blog vem aumentando seus leitores. Em 2010, foram 21.366. Em 2011, pulou para 38.092 e no ano passado, em 2012, para 81.955.

O WordPress.com, provedor onde está hospedado o blog, me enviou no início do ano um balanço das leituras de textos e matérias aqui publicadas. O provedor considerou o volume de leitores/visitantes a movimentação semelhante a um grande espetáculo. O WordPress. com usa como referência a apresentação do Jay-Z, no novo Barclays Center, à qual compareceram 19 mil pessoas. Mas também podemos comparar à festa de fim de ano de Brasília. que teria contado com a participação de 50 mil pessoas. Por aqui, em números redondos foram 82 mil pessoas, quorum bem superior aos dois eventos. Iclusive somados

A série de postagens denominada Você Conhece as Aves de Brasília atrai leitores até do exterior.

Criado para tratar de temas sobre a Capítal Federal nem sempre alvos da imprensa tradicional, o blog, contudo, chama a atenção de pessoas de de todo o Brasil e até do exterior.

Em 2012, foi visitado por internautas de 90 países. O maior volume de leitores estrangeiros vem dos Estados Unidos, Portugal, França, Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, Canadá e até do Japão e da Rússia.

Na Amérca Latina, os maiores interessados são, pela ordem, da Argetina, Chile, México, Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai e Equador. Muitos desses leitores são atraídos por uma série de postagens, entitulada Você conhece as aves de Brasília? que traz fotos, descrições e até aúdio dos cantos dos passáros típicos da Capital Federal, numa produção de conteúdo sob responsabilidade domineiro Evando Lopes, fotógrafo da Estação Ecológica Águas Emendadas.

Em 2012, foram publicados 247 novos artigos, aumentando o arquivo total para 917 textos. O foco editorial principal é a questão sócio-política de Brasília. Para ilustrar estas postagens, foram carregadas 250 imagens, uma média de 5 imagens por semana.

Mas, demonstrando que o foco do blog, as notícias do Distrito Federal, é mesmo o que interessa aos leitores, a matéria campeã de leituras foi a que tratou do abandono pelo GDF das obras de implantação a tempo da Copa do Mundo de 2014 do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT.

Reportagem sobre o abandono da implantação do VLT a tempo da Copa de 2014 é uma das mais lidas.
Reportagem sobre o abandono da implantação do VLT a tempo da Copa de 2014 é uma das mais lidas.

Publicada com exclusividade em 23 de agosto de 2012, furando inclusive a imprensa local, o artigo Adeus VLT! Agnelo sucumbe ao lobby dos ônibus, ele foi lido no dia da publicação por 1.422 pessoas.

Até a data de hoje, ele já foi lido por quase 3 mil visitantes. É a segunda reportagem mais popular do blog, perdendo apenas para o artigo TSE divulga ranking dos partidos que tiveram mais cassações de mandato. DEM é campeão!, também na faixa de três mil leituras.

Outro espaço permanente, sempre visitado pelos amantes da cultura e, em especial da poesia, é a seção Poema de Fim de Semana, que, como o próprio nome diz, traz a cada semana uma poesia criada por poetas da Capital Federal, tendo como o maior colaborador o jornalista e poeta, Luiz Martins da Silva.

O blog é um espaço também para que tanto eu, seu editor, quanto os leitores tragam a público suas indignações com o que acontece na Capital Federal. Denúncias, convites a reflexões, flagrantes do cotidiano de todo o Distrito Federal e até do Entorno, enfim, o blog se propõe a ser um megafone, uma caixa acústica à disposição daqueles que julgam que tem algo a verbalizar.