Nascentes no Parque Gatumé podem ficar contaminadas e até desaparecerem com a implantação do Lixão em Samamaia.
Nascentes no Parque Gatumé podem ficar contaminadas e até desaparecerem com a implantação do Lixão em Samamaia.

A qualquer momento, a impantação do Lixão em Samambaia pode ter início. Por enquanto, a obra está sustada pela investigação do Tribunal de Contas do DF, que apura a existência de sobre-preço. Enquanto o Aterro Sanitário Oeste não sai do papel, a população de Samambaia se mobiliza para tentar impedir que ele seja implantado naquela satélite. Um dos maiores temores é o impacto que ele terá sobre o Parque Gatumé. Mais de 500 assinaturas contra a implantação do lixão já foram recolhidas pela prefeitura comunitária da Quadra 1.029 de Samambaia. que ainda acredita na possibilidade do governo Agnelo desisitir da iniciativa..

Leia também:

Os moradores temem pela própria saúde, com a proliferação de  insetos, mal cheiro, e a contaminação da nascente ‘Gatumé’. As nascentes são cercadas por plantas samambaias, que deram origem ao nome da cidade. Eles denunciam que a área que vai abrigar o aterro coloca em risco uma grande área de veredas em Samambaia. As nascentes abastecem o córrego Melchior. O aterro sanitário fará divisa com o Gatumé, com os córregos Samambaia e Melchior e com a Expansão de Samambaia.

A área onde será instalado o aterro sanitário é rica em córregos.
A área onde será instalado o aterro sanitário é rica em córregos.

A Câmara Legislativa chegou a alocar verbas no orçamento para a efetiva implantação do Parque Ecológico Gatumé, mas tudo ficou no papel. O GDF não colocouem prática o previsto no orçamento do DF. Os moradores reclamam que nenhum parlamentar tem efetivamente atuando pelo defesa do meio-ambiente da cidade.

O aterro sanitário deverá receber 60 mil toneladas de lixo de todo o Distrito Federal. A comunidade de Samamabai defende a idéia de que cada região administrativa tenha o seu próprio mini-aterro. diminuindo o impacto ambiental.

Samambaia conta hoje com cerca de 250 mil moradores e vem se revelando área de ascensão para a nova classe média. Háum temor de que a presença do lixão venha desvalorizar também os valores dos imoveis.

Anúncios