Foto: Chico Sat'Anna.
Toninho do Psol aparece em segundo lugar em enquete sobre preferências eleitorais ao GDF em 2014. Foto: Chico Sant’Anna.

Em uma enquete realizada na internet pelo Blog do Sandro Gianelli, especialista em marketing eleitoral, o presidente do Partido Socialismo e Liberdade – Psol do Distrito Federal, Antônio Carlos de Andrade, despontou em segundo lugar das preferências dos internautas para o Palácio do Buriti, nas eleições de 2014.

A enquete perguntou: “se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para governador do DF?”- responderam 5.339 pessoas.

Toninho do Psol, como é conhecido politicamente, com 14% das preferências, aparece à frente de importantes nomes do cenário político do Distrito Federal, tais como Alberto Fraga – DEM, Reguffe – PDT,  Pitiman – PMDB, Rodrigo Rollemberg – PSB e Gim Argelo – PTB, dentre outros.

A enquete foi lançada no dia 31/1, permanecendo aberta até o dia 14/2. O “eleitor contou com dez opções de candidaturas, dos mais diversos partidos, inclusive do atual governador, Agnelo Queiroz. Entretanto, nomes importantes como dos ex-governadores Cristovam, Arruda e Roriz, ou de alguém representando suas correntes políticas, não constaram da sondagem e esta iniciativa foi alvo de questionamento, segundo informa o próprio Sandro Gianelli.

“Alguns leitores questionaram o fato de não ter incluído o nome do Senador Cristovam e do ex-governador Arruda. Confesso que não foi proposital, meu intuito era testar apenas os nomes que inclui na enquete.”

Agnelo aparece em primeiro lugar, com 59% dos votos, seguido de Toninho do Psol, com 14%. A enquete não é uma pesquisa científica e, por isso, não segue nenhuma norma de referencial científico e, consequentemente, pode estar a mercê de manipulações diversas, como mobilizar militâncias ou até se valer de softwares especiais para introduzir artificialmente votos em grande quantidade para este ou aquele candidato. Esta possibilidade foi aventada pelo próprio blogueiro, que se surpreendeu com o comportamento dos eleitores de Agnelo, que surgiram em grande quantidade nas últimas antes do encerramento da coleta de votos.

Diz o blogueiro:

“Até as 12h do dia 13/2 a enquete contava com 2400 votos e Agnelo contava com apenas 1% dos votos, as 23h59 a enquete já contava com 5339 votos e Agnelo disparou para 59% dos votos. Se houve manipulação por parte de alguém, não foi por mim. Não é desta forma que se obtém a aceitação da opinião pública, deixando para votar no último dia, acusando o blog de manipulação, colocando fakes para atacar, enfim, adoraria ver o governo pelo qual trabalhei na eleição de 2010 desenvolvendo um excelente trabalho e sendo bem avaliado pela população do DF. Mas será que é isto mesmo? Será que os 59% não é uma forma de enganar a si próprio?

Resultado

Esta é a segunda pesquisa não oficial que circula na cidade e que coloca o candidato do Psol bem posicionado na corrida ao GDF. Vale lembrar, que dentre todos os demais candidatos, é ele o único que não ocupa nenhum cargo político. Não tem mandato eletivo, não está no GDF ou no governo Federal. Por isso, possui menos visibilidade pública por.

Toninho que chegou em terceiro lugar nas eleições de 2010 é tido por vários analistas como forte nome para 2014 exatamente por não ter tido seu nome envolvido em nenhum escândalo de corrupção. Além disso, sua postura em 2010 contra a ampla aliança de Agnelo que se somou a setores envolvidos em investigações e denúncias ganha a cada dia mais reconhecimento.

No segundo turno, Agnelo chegou a convidá-lo a assumir uma secretaria no GDF caso o apoiasse contra Weslian Roriz. Toninho, deixando claro que ao Psol não interessavam cargos, negou e voltou a ser o servidor público – psicólogo do Ministério da Saúde -, que sempre foi. A postura política chegou a ser criticada na época por alguns, mas hoje é reconhecida como a melhor postura e é graças a esta linha de poscionamento, que seu nome vem sendo permanentemente lembrado.

Veja abaixo como fico o resultado final da enquete para Governador do DF?

1- Agnelo (3191 votos, 59%)
2- Toninho do PSOL (748 votos, 14%)
3- Fraga (403 votos, 7%)
4- Reguffe (380 votos, 7%)
5- Pitiman (267 votos, 5%)
6- Eliana Pedrosa (198votos, 3%)
7- Rodrigo Rollemberg (81 votos, 1%)
8- Izalci (21 votos, 0%)
9- Gim (12 votos, 0%)
10- Filipelli (5 votos, 0%)

Nenhum / Em branco / Nulo (33 votos, 0,6%)
Total de votos: 5.339