Uma bela ideia que poderia ser copiada em Brasília e em diversas outras cidade do Brasil. Está funcionando na cidade de São Paulo, com apoio do Instituto Nina Rosa o primeiro hospital veterinário público do Brasil.
A medida, mais do que contribuir para a saúde de gatos cães e outros animais domésticos, é uma forma de ajudar na profilaxia de doenças de animais – algums transmissíveis ao ser humano – e também de trazer conforto para uma camada da sociedade brasileira que não tem recursos para garantir a saúde de seus mascotes.
Confira o vídeo
Obrigada, Chico, por dar cobertura a esta iniciativa que nossos companheiros de São Paulo conseguiram construir. Pra começo de conversa, Brasília poderia começar a fazer o que a cidade de São Paulo já faz há mais de uma década: campanhas públicas ou subsidiadas pelo Estado de esterlização cirúrgica para o controle populacional. Nosso CCZ nunca castrou um animal sequer, o que é vergonhoso, considerando que iniciativas assim existem em diversos municípios brasileiros, não só em São Paulo. O CCZ aqui recpeciona o abandono dos animais, o que vai na contramão da guarda responsável; afirma que não mata animais adotáveis a despeito de testemunhos em contrário, o que deu origem a um pedido da ProAnima de investigação pelo MPDFT . Por fim, ao deixar animais serem adotados sem serem esterlizados, contribui para a superpopulação,. tramita na CLDF legislação, do Dep Chico Leite, que visa instituir novos procedimentos, éticos e eficazes, no CCZ de Brasília; estamos lutando por sua aprovação. Na sequência, o Hospital veterinário Público estará em nossa agenda!
Simone Lima
ProAnima ;
CurtirCurtir