Foto protesto, de TT Catalão: Índio – Ódio

indio odio 2

Em 1974 usei o mote deste poema em uma página inteira do Correio Braziliense para tocar na questão indígena e levei algumas, digamos, “advertências” por mexer em “área sensível para a repressão” (a outra área considerada “explosiva” era o racismo – esta causou até demissão) – usei o mote índio-ódio (também, brilhantemente tratado pelo meu querido irmão de luta Reynaldo Jardim, como tudo dele) – na página tinha, ainda, uma foto de uma índia esquálida, mão estendida em um misto de súplica e esmola com o texto: “na beira da BRzil a mão outrora útil esmola, agora, fútil, à margem do BRzil” (aí mais razão para “advertência” pelo delírio da ditadura Brasil Grande transamazônico)…mas a roda circula, a pomba gira e a lusitana roda…hoje, 19 abril, na semana do abril indígena,  brotam ocupações simbólicas nos cenários do Estado.

TT Catalão

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura em Brasília, Brasil, Direitos Humanos, Direitos sociais, Discriminação, Povos indigenas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s