GDF censura grafites em muro de escola

Direção regional de ensino de São Sebastião quer censurar seis painéis de grafites com críticas sociais produzidos pelo Instituto Metamorfosis

Pais e Alunos do Centro de Atendimento Integrado da Criança de São Sebastião, o  Caic Unesco, protestaram, dia 23,  contra a retirada de pinturas do muro da escola. A secretaria de Educação quer apagar painéis pintados pela comunidade, porque alguns deles trazem críticas políticas e sociais. Os 103 painéis são uma iniciativa do Instituto Metamorfoses,  uma ong local, e foram pintados por 46 jovens artistas da cidade da cidade satélite. Os muros foram cedidos pela direção da escola, mas a Regional de Ensino determinou a retirada de seis deles. A regional de ensino focou sua censura em temáticas que apresentam o Congresso Nacional como sorvedor de dinheiro e que tratam da qualidade da educação pública em Brasília. O trabalho artístico tem por objetivo promover uma consciência social dentre os jovens e também contribuir para uma melhor estética visual na localidade. Paradoxalmente, o nome do Caic é Unesco, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas e que tem dentre suas funções, zelar pela liberdade de expressão em todo o mundo. A manifestação ocorreu em frente ao motivo da polêmica. O muro do Caic recebeu um abraço simbólico dos alunos. E os painéis alvo da censura da secretaria de Educação foram identificados com faixas com a palavra “censurado”.  Tudo leva a crer que a direção regional de ensino está agindo com plena concordância da secretaria de Educação, pois na terça-feira (23), a vice-diretora da escola, Heloísa Lago, foi chamada para dar explicações à Secretaria de Educação. — Espero que esqueçam e que nós não tenhamos que apagar e que arquivem o processo, porque nós temos milhões mais importantes a resolver.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura em Brasília, Ética na Política, Calamidades, Correios, São Paulo, Sindicatos, Sistema Financeiro, Telecomunicações, Washington - DC e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para GDF censura grafites em muro de escola

  1. Leah Atkinson disse:

    Vou dividir minha resposta sobre o peso da ditadura na educação em três aspectos. Primeiro: a violência repressiva que se abateu sobre os educadores nos três níveis, fundamental, médio e superior. As perseguições, cassações, as expulsões, as prisões, as torturas, mortes, desaparecimentos e exílios. Enfim, a devastação feita no campo dos educadores. Todos os que tinham ideias de esquerda ou progressistas foram sacrificados de uma maneira extremamente violenta.

    Curtir

  2. Carla Spegiorin disse:

    GDF já ouviu falar em liberdade de expressão? E em arte?

    Curtir

  3. viva a liberdade de expressão e a criatividade. País livre de censura. estou indignada.

    Curtir

  4. Vera Lucia disse:

    Por qual motivo o GDF se incomodou com as mensagens dos muros?
    -talvez seja por mostrar uma realidade que o povo não aguenta mais.
    Liberdade sempre.

    Curtir

  5. LOGO O GOVERNO DO PT Q SOFREU TANTO COM A CENSURA…

    Curtir

  6. Jaime Roberto disse:

    Sr. Governador: Faça que nem o LULA, “eu não sabia de nada” aproveita e demita os responsáveis pela censura antes que seja tarde…

    Curtir

  7. diego disse:

    Como minha vó já dizia: a realidade dói !

    Curtir

  8. Fazer o que o que? se e a realidade!

    Curtir

  9. Cinthya disse:

    Esta progressão continuada na Educação, por exemplo, foi um projeto que não deu certo em outros Países, não entendo porque copiaram aqui! Não esta dando certo aqui e ainda pendura!Direito de expressão! O governo quer todo mundo burro para ficar mais fácil governar! Somos todos palhaços!

    Curtir

  10. claudinei silvetre pereira disse:

    sou grafiteiro de curitiba arte e pra todos todo mundo pode protestar da forma que quizer estou junto com vç manos da arte da periferia

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s