Psol-DF convoca plenária para analisar o quadro político

Militantes do Psol foram agredidos na Ceilândia quando denunciavam irregularidades no GDF de Agnelo

Militantes do Psol-DF se reúnem neste domingo, 30,para anaisar o quadro político local e nacional. Foto: Chico Sant’Anna

Os militantes do PSOL do Distrito Federal participam amanhã, domingo, 30/6, de uma plenária convocada pelo Diretório Distrital especialmente para analisar e debater a situação política por que passam o Brasil e o Distrito Federal.

Segundo o presidente do PSOL-DF, Antônio Andrade (Toninho do PSOL), na plenária serão discutidas iniciativas e propostas que ajudem a ampliar a mobilização popular contra o governo federal e o governo do Distrito Federal, levantando as bandeiras históricas de luta em defesa das principais reivindicações da classe trabalhadora e do povo da Capital e do Entorno.

Nota oficial

Em recente nota oficial, a direção do Psol-DF fez duras críticas ao governador do Distrito Federal e a coligação que governam a cidade. “O Governo de Agnelo Queiroz, do PT, PMDB, PTB e 11 outros  partidos,  tem confirmado em sua gestão a preferência pelas elites no perfil de suas políticas públicas. Eles escolheram continuar a governar para os mais ricos e para todos aqueles que financiaram sua milionária campanha para o governo do DF.  Nestes últimos três anos, Agnelo demonstra um alinhamento com a burguesia, dando seguimento com a política do governo corrupto de Arruda, derrubado nas ruas pela população há 4 anos – afirma a direção regional do partido.

Segundo o Psol-DF, uma “máfia” domina o espaço urbano de Brasília (setor imobiliário, transporte, etc..) e os patrocinadores das Copas das Confederações e do Mundo (FIFA) continuam lucrando, beneficiados pelas isenções fiscais e investimento de dinheiro público, trazendo prejuízos às reais necessidades do cidadão brasiliense. “Estes setores  intensificaram a precarização das políticas sociais essenciais. Exemplo disso é a completa ausência de uma verdadeira Política Habitacional no Distrito Federal” – diz o documento.

O Psol ainda condenou a violência da Polícia Militar, afirmando que o atual governo “faz o uso abusivo da força policial, além de todo aparato da Segurança Pública para criminalizar quem demonstra sua indignação, como as perseguições às lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e aos integrantes do coletivo Brasil e Desenvolvimento – B&D, também militantes do Psol/DF. A secretaria de Segurança, que já demonstrou incapacidade de lidar com as condições preventivas de defesa da vida e do cuidado com o povo, prioriza uma atuação violenta e repressiva.”

Exoneração

No documento, o partido pede a saída do secretário de Segurança, sob o argumento de que ” não há confiança da população em quem prioriza a violência e o uso da força contra as manifestações populares e permanece distante do diálogo com os manifestantes.”

Na Plenária deste domingo, o partido, que defende a imediata auditagem dos gastos em infra-estrutura para os megaeventos esportivos (Copas das Confederações e do Mundo) e a abertura da caixa preta do Transporte Público do Distrito Federal, cuja licitação encontra-se em suspeição; deve traçar o seu posicionamento e as estratégias a serem adotadas doravante.

 O encontro será das 9 às 13 horas, no Auditório da Fenasps, no Edifício Venâncio V – Loja 28 – Conic, e está aberto a filiados e simpatizantes das bandeiras psolistas.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Ética na Política, Brasília - DF, GDF, Política & Partidos, Psol e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Psol-DF convoca plenária para analisar o quadro político

  1. Fabiano disse:

    Olha Chico, acho que quem escreveu essa notícia deveria ter mais responsabilidade. A Polícia do DF não persegue partido A ou B, tampouco tolhe o direito de manifestação da sociedade. Pelo contrário. Principalmente a PMDF, que anda muito insatisfeita com o Governador Agnelo e TODO o PT. A PM apenas usa da força necessária, de forma progressiva e quando necessário. Será que seria correto a PM cruzar os braços enquanto alguns arruaceiros destroem o patrimônio público? Será que quem escreveu essa matéria tem conhecimento da quantidade de armas brancas apreendidas nas mão desses supostos manifestantes? Será que o direito de manifestação, que deve ser pacífica, pode ferir o direito de ir e vir da maior parte da sociedade? Pergunte ao TONINHO do PSOL quem foi que garantiu o direito de manifestação dele lá em Ceilândia, quando um grupo de militantes do PT tentou impedir que ele distribuísse panfletos contra o Governo? Eu sou totalmente a favor que a população vá as ruas demonstrar sua insatisfação com nosso modelo falido de governo e estado, mas esse movimento não pode se tornar uma forma de alguns baderneiros simplesmente promoverem quebra-quebra em nossa cidade. Sou favorável que todos tenham moradias dignas, mas sou contra pessoas que em nome desse direito promovem o caos no trânsito da cidade, principalmente quando a grande maioria dessas pessoas sem teto andam de carros novos. Sabemos que dentro desses movimentos sociais existem muitas pessoas só interessadas em se dar bem, seja ganhando alguma coisa do governo ou apenas tendo projeção política (como muitos do PT fizeram durante anos). A polícia não é inimiga do povo, mas ela não pode se omitir quando a ordem pública é quebrada, principalmente quando essa quebra pode prejudicar os direitos e garantias da maior parte da sociedade.

    Curtir

    • Caro Fabiano.
      Como voce pode perceber, os trechos do texto que voce critica nao sao construcoes do autor deste texto. Eles estao entre aspas e foram retirados da nota oficial do Psol, a qual voce tem todo o direito democratico de divergir.
      O episodio da Ceilandia, ao qual voce se referiu, quando militantes do PT agrediram Toninho e cirreligionarios do Psol que foram socorridos gracas a pronta acao da PMDF, foi devidamente registrado aqui nesse blog.
      Um abraco

      Curtir

  2. Yara Mcnamara disse:

    O Movimento Passe Livre, irá repudiar qualquer membro desse partido PSOL se infiltrar nas manifestações para depois em 2014 querer tirar proveitos políticos. Como não adianta mais conversar com esses membros do PSOL, e também do PSTU e PCO. Eles não escutam, vamos partir para briga mesmo, se descobrir um integrante, vou indicar para os manifestantes retirá-los a força. Tanto, que o senhor Toninho do PSOL, Rodrigo Rollemberg do PSB e Cristovam Buarque e Reguffe do PDT nem sonhem aparecer nas manifestações e tão pouco, manifestar apoio. O MPL não vai tolerar políticos oportunistas. O Povo brasiliense não é mais um débil mental em termos de política, e lembramos muito bem, desses 3 políticos, que fizeram o PIOR GOVERNO de toda história de Brasília. Ou vai querer esconder o caso da Marmitagate da UNB que a Odebrecht bancou a eleição de todos eles? Não adianta a midia marrom e os blogs quererem esconder a verdade. As redes sociais sabem muito quem a estirpe de polticos, tanto Cristovam e Rollemberg participaram do governo petista e foram demitidos justamente por não acrescentar nada a politica sem contar que estão envolvidos com corrupção.

    Curtir

    • Yara Macnamara
      Não sabia que você agora é porta-voz do movimento passe livre. E acho que o movimento também desconhece sua participação.
      Não só em Brasília, mas em diversos locais do Brasil, militantes do Psol têm dado sua contribuição às mobilizações sociais. Quem repudiou em São Paulo as bandeiras do PSTU e do Psol não foi o Movimento Passe Livre, mas sim a direita escondida atrás de máscaras. Será que, na verdade, você n]ao é porta voz dos vândalos, já que você está incitando a agressão gratuita. Como você diz “vamos partir para briga mesmo”
      Já que você fala da atuação da mídia de “esconder os fatos”, talvez o mais transparente seria você parar de se esconder atrás de um perfil fake e botar a sua cara na janela, como fazemos todos nós.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s