São do Psol os melhores parlamentares brasileiros de 2013

Do portal Congresso em Foco

Segundo os jornalistas que cobrem o Congresso, Chico Alencar  e Jean Wyllis são os melhores deputados e Randolfe, o melhor senador do país. Ivan Valente, também do Psol, aparece em quinto lugar.

São do oposicionista Psol os dois melhores deputados federais do país, na avaliação dos jornalistas que cobrem o Congresso: Chico Alencar e Jean Wyllys, ambos eleitos pelo Rio de Janeiro. O deputado Ivan Valente, do Psol-SP, que competa a bancada de três parlamentares na Câmara Federal, aparece em quinto lugar.

O PT está representado na lista com oito deputados, seguido por: Psol, PDT e PSB, com três; PSDB e PCdoB, ambos com dois; DEM, PR e PP, cada qual deles com um deputado. A indicação foi feita por 167 profissionais que fazem a cobertura jornalística do Congresso como os melhores representantes da população no Parlamento.

Dos dez senadores mais bem avaliados pelos jornalistas que cobrem o Congresso, dois são da oposição (o tucano Aloysio Nunes Ferreira e Randolfe Rodrigues, do Psol), um é governista (Walter Pinheiro, do PT) e todos os demais, embora em tese pertencentes à base de Dilma, agem com razoável grau de independência em relação ao governo: os petistas Eduardo Suplicy e Paulo Paim, Pedro Taques e Cristovam Buarque (PDT), Ana Amélia (PP), Pedro Simon (PMDB) e Rodrigo Rollemberg (PSB). O mais votado foi Randolfe, que recebeu votos de 76 dos 167 jornalistas que participaram da escolha.

Na opinião dos jornalistas, Chico Alencar (RJ), na Câmara dos Deputados, e Randolfe Rodrigues (AP), no Senado, são os dois nomes que hoje melhor representam os eleitores no Poder Legislativo. A dupla repete assim a dobradinha que liderou a escolha dos jornalistas de 2012.

O senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) foi escolhido em duas categorias: “Defesa da Democracia” e “Parlamentar do Futuro”. Na categoria “Defesa da Democracia” também foi destaque o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Já em “Defesa da Educação”, o mais votado foi o senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Empate de votos na categoria “Defesa da Gestão Pública” para os congressistas Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Pedro Taques (PDT-MT).

Na categoria “Combate ao crime organizado”, o senador Pedro Taques (PDT-MT) foi o mais votado entre os jornalistas. Em “Defesa da Seguridade Social e dos Servidores Públicos”, o senador Paulo Paim obteve destaque. Para os jornalistas, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) está amplamente em “Defesa do Consumidor” e o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) em “Defesa do Desenvolvimento Econômico”.

Todos esses parlamentares receberão o Prêmio Congresso em Foco 2013, juntamente com mais um nome, que será escolhido pela internet, em votação que será realizada entre 9 de julho e 9 de setembro. Os três mais votados receberão troféus. Quem ficar entre o quarto e o décimo lugar receberá placas. Para os demais, serão entregues certificados, em evento no Unique Palace, em Brasília, no dia 26 de setembro.

Sobre o Prêmio Congresso em Foco 2013

Patrocinado pela Ambev e pela Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco 2013 tem o apoio da APCF, da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Auditores Ficais da Receita Federal do Brasil (Anfip), do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) e da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), contando com a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas e da ONG carioca A Voz do Cidadão.

Saiba quais os parlamentares selecionados pelos jornalistas e quantos votos cada um obteve:

Deputados:

  1. Chico Alencar (Psol-RJ) 75
  2. Jean Wyllys (Psol-RJ) 59
  3. Reguffe (PDT-DF) 48
  4. Alessandro Molon (PT-RJ) 45
  5. Ivan Valente (Psol-SP) 36
  6. Luiza Erundina (PSB-SP) 35
  7. Miro Teixeira (PDT-RJ) 27
  8. Domingos Dutra (PT-MA) 23
  9. Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) 19
  10. Beto Albuquerque (PSB-RS) 14
  11. Carlos Sampaio (PSDB-SP) 13
  12. Henrique Fontana (PT-RS) 13
  13. Jandira Feghali (PCdoB-RJ) 12
  14. Mara Gabrilli (PSDB-SP) 11
  15. Ronaldo Caiado (DEM-GO) 11
  16. Nilmário Miranda (PT-MG) 7
  17. Benedita da Silva (PT-RJ) 6
  18. Fernando Ferro (PT-PE) 6
  19. Jerônimo Goergen (PP-RS) 6
  20. Arlindo Chinaglia (PT-SP) 5
  21. Glauber Braga (PSB-RJ) 5
  22. Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) 5
  23. Paulo Teixeira (PT-SP) 5
  24. Tiririca (PP-SP) 5

Senadores:

  1. Randolfe Rodrigues (Psol-AP) 75
  2. Pedro Taques (PDT-MT) 63
  3. Cristovam Buarque (PDT-DF) 59
  4. Pedro Simon (PMDB-RS) 49
  5. Eduardo Suplicy (PT-SP) 42
  6. Paulo Paim (PT-RS) 37
  7. Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) 32
  8. Ana Amélia (PP-RS) 31
  9. Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) 29
  10. Walter Pinheiro (PT-SP) 15

 Saiba mais em www.congressoemfoco.uol.com.br/premio

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Ética na Política, Câmara dos Deputados, Congresso Nacional, Política & Partidos, Psol e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para São do Psol os melhores parlamentares brasileiros de 2013

  1. william disse:

    Eu acho que o melhor Deputado é o Marcos Feliciano.

    Curtir

    • Everton disse:

      Apoiado! Marco Feliciano me representa, pois tem uma posição firme, é ficha limpa, defende a família e é atuante.

      Curtir

  2. silver price disse:

    O deputado Chico Alencar e o senador Cristovam Buarque também foram escolhidos os melhores parlamentares de 2010 pelos jornalistas. Os vencedores das categorias combate à corrupção, defesa do meio ambiente, promoção da educação, promoção da saúde e melhor iniciativa aprovada pelo Congresso só serão conhecidos no dia da cerimônia de premiação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s