Foto de Chico Sant'Anna
Foto de Chico Sant’Anna

Do Opera Mundi

“Bonjour”, “Bonne soirée”, “Bon appetit”! As primeiras e outras tantas expressões ensinadas aos estudantes da língua francesa agora poderão ser aprendidas gratuitamente na internet, por meio de uma parceira entre o MEC (Ministério da Educação) com o governo francês. O site FrancoClic oferece lições em texto, vídeos didáticos e exercícios, além de informações sobre a cultura francesa.

FrancoClic é dividido em cinco módulos. O primeiro, “Reflets-Brésil”, visa a autoaprendizagem; o segundo, “Br@nché”, pode ser utilizado em sala de aula; o terceiro, “Agriscola”, tem como tema principal as especialidades agrícolas; e os dois últimos, “Le Monde Francophone d’un Clic” e “Images de France”, pretendem levar o estudante a descobrir a cultura francesa.

No módulo do curso voltado para a autoaprendizagem, o “Reflets-Brésil”, estão disponíveis 24 lições que incluem aulas de gramática e vocabulário. Cada aula apresenta cinco vídeos com situações cotidianas em francês e comentários em português. Segundo o jornal O Globo, o MEC garante que o material pode ser utilizado tanto por quem nunca teve contato com o idioma quanto por estudantes iniciados no francês, independente do nível em que estejam.

Anúncios