De olho na grana. Começam a circular novas cédulas de 2 e 5 reais

Começam a circular no mercado a partir da segunda-feira, 30/7, as novas notas de 2 e de 5 reais. Segundo informações do Banco Central (BC), as novas cédulas fazem parte da segunda família de cédulas do real, que há um ano entraram em circulação com as notas de 10 e 20 reais e, em dezembro de 2010, com as de 50 e de 100 reais.

Entre os principais dispositivos de segurança das cédulas estão a marca d’água, a marca tátil (impressão em alto-relevo), número escondido, itens fluorescentes, microimpressões e o quebra-cabeça, que é uma novidade: impressão de partes complementares do valor das cédulas, formando uma figura completa apenas quando a cédula é exposta contra a luz.

No caso das cédulas de 2 reais, a cor continua a ser predominantemente azul, mas as dimensões agora são de 121 mm x 65 mm. Segundo o BC, em um dos lados segue a efígie da República como figura principal, o número ‘2’, a marca tátil, as expressões ‘República Federativa do Brasil’ e ‘Deus seja louvado’, as legendas ‘2 reais’ e ‘2010’ (ano de aprovação do design da cédula), o quebra-cabeça, o número escondido e o elemento fluorescente. Já no verso, aparece a tartaruga-marinha como figura principal, as expressões ‘dois reais’ e ‘Banco Central do Brasil’, o número ‘2’, o quebra-cabeça, as microchancelas (assinaturas impressas) e a dupla numeração da cédula, uma localizada no canto inferior esquerdo e a outra, fluorescente, no canto superior direito.

No caso da nota de 5 reais, a cor que prevalece é o lilás e as dimensões são de 128 mm x 65 mm. Os desenhos são parecidos com os impressos na nota de 2 reais, com a exceção da garça, animal que aparece como figura principal.

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Banco Central, Brasil, Economia & Finanças, Governo Federal, Ministério da Fazenda. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s