Flor do Murici (Heteropterys byrsonimifolia). Foto de Evando F. Lopes

Texto com base na dissertação de Josiane Silva Araújo.

Como toda planta do Cerrado, o Murici tem seu tronco retorcido. Suas flores podem ser amareladas ou avermelhadas, com peátalas ungüiculadas, ou seja, terminam na forma de unhas

O Murici é uma planta típica dos trópicos, muito comum no México, América Central e do Sul. No Brasil, seu habitat preferido é o cerrado. Na verdade, o nome popular Murici designa uma grande diversidade de plantas, podem chegar a 150 espécies diferentes – botanicamente todas identificadas como sendo da família das byrsonimifolia.

O genero Byrsonima foi descoberto por botânicos em 1811 e a designação científica busca dizer que trata-se de um fruto de dois carpelos. Ou seja, folhas, geralmente soldadas, que se fecham sobre os óvulos das flores. Já o nome científico Heteropteryssignifgica significa “fruto com asas difrentes”. Só as Heteropterys byrsonimifolia podem representar um conjunto de 130 diferentes espécies.

Qualidades botânicas à parte, que só os cientistas podem identificar, a nós cabe apenas apreciar a beleza da natureza do cerrado candango.

Anúncios