flor Velame BrancoTexto com base na Wikipédia. Fotos de Evando F. Lopes

As flores do Velame-branco (Macrosiphonia velame) tem pétalas parcialmente fundidas, que formam um tubo com cerca de 15 cm. Cada flor dá origem a dois frutos, de forma alongada e coloração verde-avermelhada. O Velame-branco é um subarbusto, também conhecido como velame, babado, babasco, barbasco, flor-de-babeiro, jalapa, jalapa-branca e velaime.

Na medicina popular, ele é utilizado na medicina popular no tratamento de inflamações. É usado no tratamento das manchas de pele, atua como poderoso depurativo do sangue, sífilis, gonorréia, feridas bravas, altamente diurética . Alivia o câncer de pele , podendo cicatrizar as chagas de tal moléstia em uso externo.

Apesar da beleza e do seu potencial uso científico, o Velame- Branco éumaespécime som ameaçade extinção, principalmente pela urbanização do Centro-Oeste e o avanço da agricultura moderna,o agronegócio.

Leia também:

Chega aos 80 cm de altura na época da floração. Apresenta raiz tuberosa e produz um látex branco. As folhas, de até 6,5 cm de comprimento, são cobertas por uma pilosidade branca.

Sua ocorrência no Brasil foi registrada predominantemente em áreas com vegetação de cerrado, especialmente em solos pedregosos, nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e chegando até o Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, Bahia e Mato Grosso. A floração costuma acontecer logo após as queimadas, permitindo que as sementes, levadas pelo vento, se dispersem por um cenário ainda com pouca folhagem.

Anúncios