Ciclismo: estacionamentos para bikes controlados por smartphones

bicicletárioPor Marina Tsutsumi, em Mobiletime news

Driblar o trânsito das grandes cidades é uma tarefa árdua do dia-a-dia de milhões de pessoas. Para quem precisa percorrer distâncias curtas, a bicicleta poder ser uma alternativa rápida, saudável e sustentável. Eventualmente, pode complementar o uso do transporte público, conectando o cidadão a uma estação de metrô, por exemlo. O problema, contudo, é ter um lugar seguro para guardar a bicicleta. Pensando nisso, a Serttel, mesma empresa responsável pelos projetos Bike Rio e Bike Sampa, desenvolveu o Sambox, um estacionamento para bicicletas acessado pelo celular.

O conceito do estacionamento é como um contêiner de bicicletas – como na foto acima -, implantado em pontos estratégicos da cidade, como próximo a estações de metrô e pontos de ônibus. A ideia é voltada principalmente aos usuários que usam vários tipos de transporte para se deslocar.

Com este estacionamento, o usuário poderá baixar um aplicativo gratuitamente no celular, por meio do qual conseguirá escolher o espaço para guardar a bike. “O objetivo é oferecer um serviço gratuito ao usuário. Portanto, o projeto só será viabilizado com patrocínio”, diz Angelo Leitte, presidente da empresa.

O aplicativo permitirá que somente o dono da bicicleta consiga abrir a estação para retirá-la. As regras de uso ainda estão sendo definidas. Uma das preocupações é que o estacionamento não vire um depósito de bikes. Provavelmente, haverá um tempo de limite para que cada bicicleta fique guardada e é preciso ter alguma forma de garantir que o dono venha buscá-la, para que a vaga seja liberada a outras bicicletas.

Segundo Leitte, a Serttel será responsável por operar o sistema do estacionamento, além de providenciar o seguro das bicicletas e das estações em casos de roubo ou vandalismo. O aplicativo móvel está em desenvolvimento e o projeto busca patrocínios, com uma meta de lançamento para dezembro.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Acessibilidade e Deficiência, Bicicletas, Bicicletário, Desenvolvimento Urbano, Sistema Viário, Transporte Alternativo, Trânsito. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Ciclismo: estacionamentos para bikes controlados por smartphones

  1. Pingback: Mobilidade: brasiliense é quem menos bicicleta usa no Brasil | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s