Foto de Evando F. Lopes. Texto baseado no portal Árvores do DF

O Ipê-caraíba (Tabebuia aurea) também conhecido por Ipê-amarelo do cerrado e Caraibeira é umaárvore típica do cerrado do Distrito Federal. O amarelo ouro de suas flores alegram a paisagem entre os meses de agosto a setembro, onde a árvore se desfaz de praticamente todas as suas folhas para recebe-las. Em alguns raros casos,como este, captado pelas lentes de Evando F. Lopes, na Estação Ecológica Águas Emendadas a floração pode se estender a outubro e início de novembro.

Você gosta deflores? Então, leia também:

O Ipê-caraíba apresenta uma beleza expressiva e vibrante por possuir flores grandes e vistosas, com volumosas inflorescências e tronco tortuosos, conferindo beleza particular à espécie. É muito utilizado para recuperar áreas degradadas, e pode ser plantado em ruas largas, parques ou ao longo de avenidas e bosques urbanos. Com tantas características especiais, e como as outras espécies de ipê, a Tabebuia aurea é tombada como Patrimônio Ecológico do Distrito Federal.

Os seus frutos são cápsulas compridas como uma grande vagem e se abrem por duas fendas apresentando muitas sementes aladas, encontram-se maduros no período de setembro a outubro.

Segundo o portal Árvores do Distrito Federal, o Ipê-Caraíba pode ser encontrado em alguns jardins de vias públicas, tais como na Estrada Parque Indústria e Abastecimento – EPIA; na Estrada Parque Contorno; Avenida das Nações (l.4 Sul), próximo a embaixada do Iraque; no Setor de Clubes Esportivo Norte; próximo à Concha Acústica; ao Tribunal de Contas do Distrito Federal e na quadra 6 do Park Way.

Anúncios