Moda reciclada vestido de noiva

Quem vê as imagens de longe, pode até não acreditar, mas todas as peças são feitas a partir da reciclagem de produtos descartáveis. Ela não é a Rainha da Sucata, mas seu trabalho tem a grandeza de mostrar que, como dizia o químico francês, Antoine Laurent de Lavoisier, nesta vida tudo se transforma. Mas no caso da estilista Lua Guirra, a primeira parte do enunciado de Lavoisier – nada se cria – é desconstruído, pois é exatamente com a criatividade que esta transformação acontece.

Veja os trabalhos de Lua Guirra na reportagem do programa EcoSenado, da TV Senado

Lua Guirra modaDo lixo para as passarelas é uma imagem já meio batida. Mas que tal, antes de virar lixo virar moda?

As notícias de ontem, o jornal velho, que hoje nem mais peixe embrulha nas feira, transmutam-se em um arrojado vestido de gala, longo, como manda a tradição… isso é possível?

Fitas de vídeocassete VHS, que ninguém mas sabe nem como assistir, e que levam milhares de anos para serem absorvidas pela natureza, ganham nova vida e formato: vestido de noite, negro, como manda o figurino dos grandes estilistas.

Nas mãos de Lua Guirra, uma modelo, de 36 anos, que deixou os holofotes da passarela e foi para os bastidores desenhar e criar peças de roupas com material reciclável, tudo é matéria prima para a alta costura.

Leia também:

A idéia começou com um trabalho voluntário para uma creche e dali, não mais parou de costurar e reciclar. Autodidata, não passou por nenhuma escola da alta costura, mas seu estilo é inconfundível.

Moda reciclada fita de vídeo
Fitas de vídeocassete VHS, que ninguém mas sabe nem como assistir, e que levam milhares de anos para serem absorvidas pela natureza, ganham nova vida e formato: vestido de noite, negro, como manda o figurino dos grandes estilistas.

Em seu atelier em Planaltina – DF tudo se transforma em moda. Caixinhas de leite e embalagens de queijo ralado viram um colorido modelito para o verão que está chegando.

Lua Guirra se apresenta nas redes sociais como designer de moda, especializada em material reciclável, customização e fashionismo.

Sua coleção é bem ampla, tanto em estilos, quanto em matéria prima. É com esta expertise que sacos de supermercados, que normalmente entulham os lixões das cidades, vão adornar os sonhos materializados em um belo vestido de noiva. Os copinhos descartáveis, desfiados dão um toque diferenciado às peças.

Para Lua, nada é descartável. Nem as folhas secas que tombam nos jardins de Brasília, ela dispensa. Juntas se transformam em um vestido

Moda reciclada 1Uma nova coleção vai ser lançada agora em Dezembro e, por incrível que pareça, ela está precisando de doação de material reciclável. “Tenho que cria uma nova coleção e queria contar com a colaboração de todos.” Quem quiser ajudar, pode doar aquilo que iria para os lixões. Para saber como doar e o que doar, além de obter outras informações, estão disponíveis os seguintes telefones para contato (61) 91 44 78 14, Claro; (61) 99 38 98 34, Vivo; e (61) 82 99 42 34, Tim.

Anúncios