Mobilidade Urbana: Hamburgo na Alemanha quer eliminar carros no centro da cidade em 20 anos

Enquanto no Brasil e em Brasília a política fiscal tem sido incentivar a compra de mais carros de passeio, superlotando as vias das cidades e, principalemente, estacionamentos, países europeus pensam exatamente no sentido inverso. Na cidade alemã de Hamburgo, que tem uma população de aproximadamento dois milhões de habitantes, um projeto foi feito para potencializar as áreas verdes, ciclovias e transporte público coletivo. Em 20 anos, a Hamburgo deseja dar fim aos carros individuais no centro da cidade.

Confira os detalhes na reportagem de Constanza Martínez Gaete, com tradução de Maria Júlia Martins, publicada na via Plataforma Urbana e na ArchDaily Brasil.

Meta da cidade de Hamburgo é potencializar o verde. Foto de © Niels Linneberg, Flickr

Cerca de 40% da área de Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha, é coberta com áreas verdes, como cemitérios, centros esportivos, jardins, parques e praças. Para uni-los em conjunto com passeios e ciclovias, a cidade lançou o plano Rede Verde, que tem como objetivo eliminar a necessidade de automóveis para o deslocamento das pessoas nos próximos 20 anos.

Ciclovias e ciclofaixas serão potencializadas para interligar os parques de Hamburgo, na Alemanha.

Pela localização dos espaços verdes na cidade, o projeto seria o primeiro a conectar essas áreas que não estão no centro da cidade e que, segundo Angelika Fritsch, ajudaria na “criação de um sistema integrado.”

Hamburgo tem dois grandes núcleos verdes, um ao norte e outro ao sul. A união destes facilitará o acesso dos moradores à natureza, que também faz parte da cidade, mas é afastada. Também garantirá que as pessoas atravessem de um ponto ao outro de forma sustentável através de uma nova rede de ciclovias.

Foto de © Martin at Sea, Flickr

Como há certos lugares de Hamburgo onde deverão ser construídos espaços verdes, a cidade terá novos locais para ajudar na absorção de CO2 e para regular a temperatura, que aumentou cerca de 9ºC nos últimos 60 anos. Também será de grande ajuda para conter as enchentes, pois estima-se que no mesmo período de tempo, o nível do mar subiu 20 centímetros e deverá subir mais 30 centímetros até 2100.

Para garantir que a criação do plano também seja de forma integrada, estão trabalhando com uma equipe central e com uma pessoa em cada um dos sete municípios da região metropolitana.

Parques e áreas verdes serão interligadas por meio de ciclovias. Foto de © Timo Heuer, Flickr

A visitação destes espaços poderá ser feita a pé ou de bicicleta, explica Fritsch, e as pessoas não terão a necessidade utilizar carros nestes lugares. Antes só havia esta opção de transporte.

Com esta rede, Hamburgo seguirá uma tendência que pode ser vista em Copenhague, onde nos últimos tempos têm sido construídas ciclovias ligando áreas periféricas da cidade. Como diz Fritsch, o plano também tem como objetivo de que “o campo esteja na cidade (…) e que as pessoas tenham a oportunidade de caminhar, nadar, praticar esportes aquáticos, desfrutar de um piquenique e ver a natureza na própria cidade”.

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Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Alemanha, Bicicletas, Bicicletário, Ciclovias, Desenvolvimento Urbano, Meio ambiente, Mobilidade Urbana, Sistema Viário, Transporte Alternativo, Transporte Coletivo, Trânsito, Urbanismo e marcado , . Guardar link permanente.

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