[Veja a vídeo-entrevista] PPCUB: Agnelo não cumpriu com a sua palavra.

A vida parece retomar agora seu caminho normal, pelo menos nos próximos 99 dias, até que comece a Copa do Mundo. Até lá, o brasiliense vai acompanhar as articulações partidárias face às eleições de 2014, verá que do chamado “legado da Copa” muito pouca coisa restou de concreto.

Nada de expansão do metrô, nada de implantação do VLT. O BRT Gama-Plano Piloto terá entrado em funcionamento – na melhor das hipóteses – ainda de forma incompleta e sem dar vazão às necessidades de mobilidade urbana da Capital Federal, que a cada dia sofrerá com os engarrafamentos ainda mais severos.

Na Câmara Distrital, onde correm – melhor dizendo: onde se arrastam – processos de cassação de parlamentares, dois projetos de fortes impactos na organização urbana do Distrito Federal aguardam posicionamento dos distritais.

Nos referimos a Lei de Uso e Ocupação do Solo – LUOS e ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília – PPCUB. Sob o olhar de diversos urbanistas e especialistas,  esses dois projetos estão em pauta para atender tão somente os interesses da indústria imobiliária de Brasília.

O PPCUB mobilizou a socidade candanga que saiu às ruas pedindo sua reprovação. À época, pressionado, o governador Agnelo Queiroz, prometeu retirar do projeto meia dúzia de artigos considerados os mais graves, dentre eles o que prevê o loteamento do canteiro central do Eizo Monumental, no trecho que vai da Praça do Cruzeiro – onde foi celebrada a primeira missa de Brasília, até a rodoferroviária.

Queiroz não cumpriu sua palavra. O texto continua o mesmo, revela a arguiteta Vera Ramos, diretora de Patrimônio do Instituto dos Arquitetos de Brasília, convidada especial deste primeiro programa em vídeo do blog BRASÍLIA, POR CHICO SANT’ANNA.

Dividido em dois blocos de 15 minutos, o Brasília,por Chico Sant’Anna em vídeo optou pelo o que consideramos hoje o perigo mais latente à Capital Federal.

Acompanhe aqui a entrevista e mande seus comentários e sugestões de pauta para outras entrevistas.

PPCUB -Parte 1

PPCUB -Parte 2

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Áreas verdes, Ética na Política, Brasília - DF, Câmara Distrital, Desenvolvimento Urbano, Plano Piloto, Urbanismo. Bookmark o link permanente.

29 respostas para [Veja a vídeo-entrevista] PPCUB: Agnelo não cumpriu com a sua palavra.

  1. Roberta Li disse:

    Muito bom Chico!!! Gostei da novidade!!! Espero ver moradores das satélites no seu blog também, com assuntos diversos!! PARABÉNS!!!

    Curtir

  2. Exodo disse:

    Nada nos surpreende mais! Esse senhor faz política como se estivesse no século passado, onde as promessas eram arremessadas e depois de eleito, via-se o que dava pra fazer! O descompromisso de políticos assim sucumbe Brasília ano a ano. Interessante é que ele utiliza o seu modus pra tudo e para todos. O descontentamento da população do DF é nítido, vide notícias de greves, hospitais caóticos, invasões, mortes e os pontos citados pela Arquiteta.
    Avaliado como um dos piores governos do Brasil! vide http://glo.bo/18J5PqP.

    Curtir

  3. FREDERICO FLÓSCULO PINHEIRO BARRETO disse:

    Excelente entrevista!!!!

    Curtir

  4. Pingback: Magela determina votar PPCUB e Ateroo Sanitário a toque de caixa | Brasília por Chico Sant'Anna

  5. Denise Coelho disse:

    Assunto sério, deve ser amplamente conhecido. Parabéns ao Chico Sant´Anna pelo espaço e à Vera Ramos pela luta por Brasília!

    Curtir

  6. Pingback: 60 anos de atraso | Brasília por Chico Sant'Anna

  7. Pingback: Detran-DF é contra a garagem na Esplanada. Ministério do Planejamento diz que não há garantias de melhoria no trânsito | Brasília por Chico Sant'Anna

  8. Pingback: A gente não quer estacionamento subterrâneo na Esplanada | Brasília por Chico Sant'Anna

  9. Flávia Portela disse:

    Excelente entrevista. Se tivéssemos uma câmara séria só aprovaríamos o PPCUB no próximo ano, após criteriosas avaliações.

    Curtir

  10. Pingback: [Veja a vídeo-entrevista] Ocupação Urbana avança sobre as áreas verdes do Distrito Federal | Brasília por Chico Sant'Anna

  11. Pingback: Não quero ver morrer o Parque da Cidade | Brasília por Chico Sant'Anna

  12. Pingback: Melou! Justiça suspende decisões do Conplan, inclusive PPCUB | Brasília por Chico Sant'Anna

  13. Pingback: [Veja a vídeo-entrevista] Mobilidade Urbana: as soluções para Brasília | Brasília por Chico Sant'Anna

  14. Pingback: Brasília: obras que desconstroem a memória da cidade | Brasília por Chico Sant'Anna

  15. Gladstone da Rocha Adão disse:

    Parabéns Chico, tema de alta relevância, sugiro que aborde outros temas com pessoas esclarecidas como a arquiteta Vera Ramos.

    Curtir

  16. Pingback: Balão do Aeroporto: quem foi que mentiu nº 2? | Brasília, por Chico Sant'Anna

  17. Pingback: [Veja a vídeo-entrevista] Saúde Pública: o diagnóstico e as soluções para Brasília | Brasília, por Chico Sant'Anna

  18. douglas disse:

    Governador Agnelo, CHAME OS 200 APROVADOS DA PCDF PARA O CURSO DE FORMAÇÃO, A POPULAÇÃO DO DF CLAMA POR MAIS SEGURANÇA.

    CONHEÇA O CASO: https://www.facebook.com/aprovadospcdf2014.blogspot.com.br

    Curtir

  19. Pingback: [Veja o vídeo] Desenvolvimento econômico de Brasília: as soluões para o desemprego no DF | Brasília, por Chico Sant'Anna

  20. Pingback: Distritais aproveitam distração da Copa para mudar regras de ocupação urbana no DF | Brasília, por Chico Sant'Anna

  21. Pingback: [Veja a vídeo-entrevista] Cultura e Turismo como base do desenvolvimento do DF | Brasília, por Chico Sant'Anna

  22. Pingback: Eleições 2014: nas urnas, o tipo de ocupação urbana que eleitor deseja para Brasília | Brasília, por Chico Sant'Anna

  23. Pingback: Altiplano Leste: Psol  adota como bandeira construção do Parque das Esculturas | Brasília, por Chico Sant'Anna

  24. Pingback: Que cidade é essa? | Brasília, por Chico Sant'Anna

  25. Pingback: A Política e o Poder – Política, Brasília, Brasil, Polêmica,Notícias, Denûncias e muito mais - - [Veja o vídeo] Desenvolvimento econômico de Brasília: soluções para o desemprego no D

  26. Pingback: Exclusivo: Grileiros ameaçam sítio arqueológico de Brasília | Brasília, por Chico Sant'Anna

  27. Pingback: Urbanismo: Conam-DF fata pente-fino na Quadra 500 do Sudoeste | Brasília, por Chico Sant'Anna

  28. Pingback: Urbanismo: Conam-DF fará pente-fino na Quadra 500 do Sudoeste | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s