O quadrilatero do Distrito Federal, com seus 5.779,999 Km², perde a cada dia um pedaço do seu verde, as áreas rurais se transformam em áreas urbanas, seja pela ação de grileiros, seja pela ação da especulação imobiliária, seja pelo própria iniciativa, ou omissão do governo do Distrito Federal. Quatro, de cada dez metros quadrados do território do DF, já são urbanos. E neste ano de 2014, o GDF anuncia novas ações para transformar áreas verdes, principalmente onde existem mananciais de água potável, em novos polos urbanos. Um exemplo é a chamada OKlândia, para 900 mil habitantes, se estendendo desde a cidade de São Sebastião até Santa Maria. Em outro lado do DF, ocupações de baixa renda, como os condomínimos Por do Sol e Sos Nascente se encaminham para um processo de conurbação com Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas de Goiás e previsão para mais um milhão de habitantes. O blog Brasília, por Chico Sant’Anna traz aqui o segundo programa de entrevistas, ouvindo o professor de Arquitetura e Urbanismo de Brasília, Frederico Flósculo. No programa, dividido em dois blocos, Flósculo alerta que Brasília se encaminha rapidamente para uma população de 5 milhões de habitantes e que não haverá água potável para tanta gente. Acompanhe aqui a entrevista e mande seus comentários e sugestões de pauta para outras entrevistas.
Ocupação do Solo no DF -Parte 1
Ocupação do Solo no DF -Parte 2
Acompanhe também a entrevista sobre o PPCUB com a arquiteta Vera Ramos, diretora de Patrimônio do Instituto Histórico e Geográfico do DF.
[Veja a vídeo-entrevista] PPCUB: Agnelo não cumpriu com a sua palavra.
Parabéns Chico pela excelente entrevista e por trazer este grande docente e cidadão que é o prof. Frederico Flosculo! Vejo com desesperança os rumos de nossa cidade, mas sigamos com fé pois enquanto houver pessoas sensatas como ele, haverá sempre uma saída.
CurtirCurtir
Chico Sant’Anna, excelente matéria, tenho compartilhado no face. Uma observação: PORQUE EM NENHUM MOMENTO SE FALOU/RESPONSABILIZOU A TERRACAP-ImobiliáriaEstatal que é usada como avalista e praticante das grilhagens de terras no DF..
SUGESTÃO; Faça uma matéria exclusivamente sobre a Terracap e seus tentáculos. Há 23 anos o TCDF não aprova as contas da Terracap, porque???
CurtirCurtir
Parabéns por esta materia sobre a Ocupação Urbana do DF. Sou do Núcleo Rural Vargem da Benção, área localizada entre o Recanto das Emas e Samambaia que o Governo quer transformar no maior empreendimento urbano da América Latina com 24.640 apartamentos, para cerca de 100 a 120 mil habitantes. Nossa área é APA – áREA DE pROTEÇÃO aMBIENTAL.
Somos um Corredor Ecológico e área com MUITAS NASCENTES. Além do Empreendimento habitacional tem também um Polo Logístico. Recanto das Emas, a que faz parte o Núcleo Rural Vargem da Benção, não possui nem um Hospital para os seus atuais 180 mil habitantes. O RIMA não foi feito mas a licitação já foi ganha pela Mendes Júnior, Muitas outras irregularidades estão acontecendo aqui nesta área que o governo transformou de rural para urbana, cancelando os nossos contratos e mandando notificações através da AGEFIS que demolissemos nossas casas e que saíssemos em 15 dias. Estamos na Justiça.
CurtirCurtir
Boa matéria, a respeito de um tema de extrema relevância. Sou morador do Núcleo Rural II, de Sobradinho. O MST, há aproximadamente 20 dias, ocupou a área próxima ao Pólo de Cinema. Essa área encontra-se na APA do Planalto Central e na APA do São Bartolomeu, correspondente a ecossistemas mais frágeis. A região está inserida na bacia hidrográfica do São Bartolomeu e Unidade hidrográfica do Ribeirão Sobradinho. Até agora, não há notícia de qualquer providência visando retirar os “sem terra” do local, que vêm se instalando com uma velocidade incrível. Se nada for feito, o prejuízo será irreparável, tanto mais porque o local é utilizado pela CAESB para captação de água e abastecimento dos moradores da região. Assim, sugiro que se faça uma matéria sobre o assunto, até para que se saber quais as medidas estão sendo tomadas para resolver o problema da invasão.
CurtirCurtir
Muito bom! Parabéns!
CurtirCurtir
Desculpem-me, mas que conta é essa? o ideal de 5% de ocupação do território para quase três milhões de habitantes? sendo que, a verticalização do DF é veementemente criticada pelo urbanistas desta cidade!! Que até tombar o “céu da cidade” já propuseram!! Que país vocês vivem? Chega de idéias utópicas. Concordo que tem que preservar nossos parques e nascentes, mas que haja crescimento com idéias realistas e com contexto, que visam a integralidade das regiões de forma sustentável!
CurtirCurtir