Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Ferreirinho-relógio

ave ferrerinho relógio Envando LopesTexto de Chico  Sant’Anna, com base na WikiAves, a Enciclopédia das  aves do Brasil.
Fotos de Evando F. Lopes.
Vídeo de Nelson Conde Lobo Martins

 

O ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum) é uma ave passeriforme da família Rhynchocyclidae que recebe este nome vulgar devido ao seu canto que lembra o ato de dar corda em um relógio. É também conhecido como relógio, sebinho-de-dorso-cinza, sebinho-relógio e sibiti. 

ave ferrerinho relógio 3 Envando LopesCaracterísticas

O vivo contraste entre o cinza azulado escuro da cabeça com a parte ventral amarelo encarnado chama a atenção quando observado. O restante das partes superiores são lavadas de tom oliváceo, enquanto as penas longas das asas são bordejadas de amarelo. A cauda é escura, mas, vista por baixo, nota-se que as penas laterais possuem uma grande área branca na ponta. Os olhos são amarelo ouro, destacados contra a área mais escura da parte frontal da cabeça, quase uma máscara. Bico longo e chato, escuro e também notável.Ele mede 9 cm de comprimento.

O dimorfismo sexual é pouco aparente, restringindo-se a uma marcação esbranquiçada discreta no píleo, para as fêmeas (segundo Sigrist).

Estado de Conservação
(IUCN 3.1)

Pouco Preocupante

O canto origina o nome comum, parecendo com um relógio de mesa quando se dá corda. Canta o ano inteiro, bem como nas horas quentes do dia. O casal responde um ao outro, também aproximando-se de uma gravação do canto.

Veja e ouça aqui o canto do Ferreirinho-relógio

Reprodução e alimentação

Reproduz de julho a novembro. Constrói um característico ninho pendurado na ponta de galho fino, feito de restos de folhas, galhos finos e secos e painas.

ave ferrerinho relógio ninho  Envando LopesAmarra e entrelaça os galhos secos, as folhas e as painas, que vão ser forradas dentro do ninho para aquecer os filhotes.

As folhas ficam por fora camuflando o ninho e os galhos são usados para deixar firme a estrutura do ninho. O material é colocado úmido e as partes aderem entre si, ao secar. Parte do material fica pendente, camuflando o ninho.

Esse material são as folhas e alguns galhos que não só camuflam mas aquecem os ovos ou filhotes e deixam mais firme o ninho. Característica entrada lateral com pequeno telhado protegendo.

Muitas vezes, o material de um ninho velho próximo é retrabalhado para a reprodução seguinte. Surpreende a resistência do ninho, aguentando chuvas fortes e ventos.

O ninho é muito bem trancado e não deixa a chuva entrar e nem o frio, é tão fechado que se você o abrir sentirá sair calor de dentro dele; calor que mantém os filhotes vivos sem passar frio, que normalmente são de 2 a 3.

Esse ninho tão bem feito, na maioria das vezes é grosso e tem em media de 1 a 2 cm de espessura, dependendo do clima é mais grosso ou mais fino dando a temperatura certa para os ovos e filhotes.

ave ferrerinho relógio 2 Envando LopesHábitos

A distribuição da espécie Todirostrum cinereum ocorre do México à Bolívia, ao Brasil e às Guianas.

É um bom caçador de invertebrados no meio das folhagens da copa e baixa até 2 metros do chão. Alimenta-se de borboletas, mariposas, de insetos dípteros e lepidópteros – de tamanho pequeno ou médio, de aspecto frágil ou robusto e de colores generalmente apagadas. Ele é ativo o dia inteiro.

O ferreirinho-relógio poderia ser a ave símbolo da América Latina. Ele se faz presente do México ao Brasil, tendo sido avistado da Amazônia até Santa Catarina. Ele é característico de ambientes mais abertos, não ocorre em áreas extensamente florestadas, sendo muito comum em cidades. Vive escondido no meio da vegetação baixa e apresenta comportamento característico de movimentar a cauda lateralmente.

Gostou da leitura?
Abaixo, 40 outras aves comuns à Capital Federal.
Clique no enlace e confira. 

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em América Latina, As riquezas do Entorno, Brasília - DF, Cerrado, Fauna & Flora, Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Ferreirinho-relógio

  1. Roberta Li disse:

    Que bonitinho!!

    Curtir

  2. Pingback: Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Uiraçu | Brasília, por Chico Sant'Anna

  3. Pingback: Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Arara-Canindé | Brasília, por Chico Sant'Anna

  4. Pingback: Park Way ganha área de soltura de animais silvestres | Brasília, por Chico Sant'Anna

  5. Pingback: Park Way: um novo santuário para animais silvestres | Brasília, por Chico Sant'Anna

  6. Pingback: Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Ariramba-Preta | Brasília, por Chico Sant'Anna

  7. Pingback: Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui a Maria-faceira | Brasília, por Chico Sant'Anna

  8. Pingback: Você conhece as aves de Brasília? Conheça aqui o Meia-Lua-do Cerrado | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s