Brasília: preto no branco

Brasilia em noirQual a cor de Brasília?

No início, era o vermelho, da terra, dos redemoinhos, “os lacerdinhas”, que espalhavam poeira aos quatro cantos.

Para muitos, a cor de Brasília é o amarelo dos Ipês que florescem na seca.

Há quem diga que seja o verde dos gramados das áreas verdes – embora cada vez mais maltratadas.

Pode ser ainda o azul do céu do Planalto Central ou as variações de vermelho, roxo, laranja do seu por do sol, que de tão bonito já querem tombar comopatrimonio imaterial de Brasília.

Leia também:

O fotojornalista Fabio Rodrigues-Pozzebom, saudoso do tempo em que trabalhava no laboratório fotográfico preto e branco, resolveu revisitar a Capital Federal, mas em preto & branco. Como nos velhos tempos, das máquinas fotográficas a filme.

Com o uso dos modernos telefones, que tudo fazem, ele decidiu voltar no tempo e criar fotografias onde o contraste, as formas, as linhas e as sombras são o destaque, a exemplo do que obtinha num quarto escuro com ampliadores, banhos de químicas e papéis, no passado recente da fotografia analógica, aquela que precisava mandar revelar e ampliar os negativos.

Brasilia em noir2 torre“Como a cobertura política domina a maioria das fotos que faço no dia a dia, uso o telefone como uma fuga poética da realidade, amparado pela beleza de Brasília”, diz.

Tudo isso vai ser possível sera preciado na exposição Brasilia Noir. Composta por 20 fotos tiradas e editadas com o aparelho celular, a exposição acontece no Espaço Cultural Alexandre Innecco (ECAI), que fica na 116 Norte Bloco “A”, loja 74, ao lado do Café Savana. A abertura ocorrerá nasegunda-feira, 28 de abril, das 19h às 21h, e a exposição seguirá até o dia 28 de maio.

O espaço abre exclusivamente às segundas e quartas-feiras, de 18h às 21h. Mais informações:  www.alexandreinnecco.com

Quem é Fabio Rodrigues-Pozzebom?

Fotógrafo desde 1995, foi no laboratório fotográfico preto e branco que começou a afinar seu olhar para a linguagem fotojornalística. Trabalhou nos jornais Gazeta Mercantil, Comunidade e Tribuna do Brasil e ainda nas agências BG Press e Photoagência, além de atuar como stringer das agências Associated Press, Reuters e AFP. É membro fundador da Lente Cultural Coletivo Fotográfico.

Como repórter-fotográfico, foi ganhador, em grupo, do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2009 e do concurso “O fim dos Clics”, promovido pelo Núcleo de Fotografia de Campinas, em 2012.

Atualmente, faz parte da equipe de fotojornalistas da Agência Brasil/EBC, tendo como suas principais coberturas a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, as posses dos presidentes Lula e Dilma, a visita do presidente norte-americano Barack Obama ao país e a Rio+20.

 

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura em Brasília, Brasília - DF, Cultura, Fotografia. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Brasília: preto no branco

  1. Roberta Li disse:

    Brasília, mesmo tendo o céu azul como telhado, é multicolore!

    Curtir

  2. Prezadíssimo Chico Sant’Anna! Muito obrigado por seu apoio à exposição (linda) do Fabio Pozzebom. Gostaria apenas de corrigir um horário: a galeria está aberta apenas às segundas e quartas, nos horários que você colocou. Às terças estamos fechados (atividades paralelas ocorrem em outros locais). Mais uma vez, muito obrigado – e aproveito pra dizer que curto muito o seu blog. Abraço!

    Curtir

  3. Pingback: Brasília, uma capital gradeada no 56º aniversário | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s