Biblioteca Demonstrativa de Brasília pede socorro

A Biblioteca Demonstrativa de Brasília foi interditada pela Defesa Civil. Vários problemas estruturais estão impedindo que os funcionários continuem suas atividades. Os usuários, estudantes, concurseiros, leitores – mais de quinhentos por dia – também estão sem seu espaço de estudos e reflexão. Ela está sem as condições de excelência condizentes com sua missão precípua, de ser uma instituição de vanguarda inovando serviços e atividades por meio da pesquisa e atendimento, servindo de referência a todas a bibliotecas públicas do país. 

Entre os problemas encontrados pelos agentes da Defesa Civil, que inspecionaram o local, estão o ar condicionado estragado, janelas emperradas e falhas na rede elétrica. Um cartaz na sala de leitura da biblioteca faz um alerta aos problemas na rede elétrica, que pode provocar curto-circuítos e danificar equipamentos dos usuários, além de expor todo prédio e o acervo a incêndios. 

A Biblioteca Demonstrativa, é uma instituição pública federal, integrante da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, criada em 1970. O prédio da Biblioteca, por si próprio, faz parte da história de Brasília. Lá funcionou o GTB – Grupo de Trabalho de Brasília, que em 1967 foi extinto e subsituído pela  Coordenação do Desenvolvimento de Brasília (Codebrás), que tinha como missão orientar, planejar, coordenar, executar e controlar as atividades inerentes à transferência, para Brasília, dos órgãos do Govêrno Federal.

A direção da biblioteca, localizada na Avenida W.3 Sul, entre-quadra 506/507, informa que a coordenação aguarda orçamento para reforma. Uma petição foi encaminhada ao Ministério da Cultura,órgão responsável pelabiblioteca. Mas, sabedores dos trâmites burocráticos e quanto isso pode gerar em prejuízo da comunidade, os amigos da biblioteca se juntaram aos funcionários, aos frequentadores, artistas, poetas, músicos, escritores, jornalistas e a população em geral para uma manifestação – UM GRANDE ABRAÇO – em torno da nossa biblioteca símbolo.

Esse ABRAÇO dar-se-á na sexta-feiradia 16 de maio, ao meio dia. O objetivo da manifestação é dar visibilidade à precariedade da instituição. É fazer com que as autoridades dêem mais atenção ao bem público, à cultura e ao saber.

Todos os brasilienses, que amam a cultura estão convidados a se fazerem presentes e, se possível, levando um cartaz, um instrumento, um amigo, filhos, netos, vizinhos. Afinal, a biblioteca é de todos nós

Além do ABRAÇO, uma petição pública está disponível na internet. Quem quiser assinar, basta clicar aqui.

 

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura em Brasília, Asa Sul, Brasília - DF, Cultura, Governo Federal, Literatura, Ministério da Cultura. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Biblioteca Demonstrativa de Brasília pede socorro

  1. Obrigada pelo apoio.

    Curtir

  2. Obrigada, Chico Sant’Anna. Os servidores da DEMONSTRATIVA estão emocionados com as manifestações de apoio. Para nós, elas são o testemunho do reconhecimento de nossa dedicação e compromisso.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s