Carreta de combustiveis tomba e bloqueia o Balão do Aeroporto

Dezenas de milhares de litros escorrerram da carreta tanque. Foto Chico Sant'Anna.

Milhares de litros de querozene de aviação escorrerram da carreta tanque. Foto Chico Sant’Anna.

Texto e fotos de Chico Sant’Anna

Entregue ao tráfego há poucas semanas pelo Governo do Distrito Federal, o Balão do Aeroporto foi formalmente batizado neste sábado, 24/5. Mas não foi com água benta. Milhares de litros de querozene de aviação escorreram pelas vias do trevo e grande parte foi parar nas galerias de águas pluvias.

Uma carreta tanque, acoplada a um reboque tombou na entrada do acesso ao Aeroporto JK, depois de se colidir comum veículo do tipo Gol que transitava no interior do Balão. Não houve vitimas mas os transtornos no trânsito foi grande. Acidente Balão do Aeroporto2

O acidente revelou uma nova realidade na área de segurança no DF. Quem teve que atuar no local foram os bombeiros lotados no Plano Piloto. Com a privatização do Aeroporto JK, deixou de existir o quartel dentro do aeroporto.

Agora, lá opera um contingente sob responsabilidade da InfraAmérica. Como o acidente não ocorreu na área interna ao aeroporto, apesar da curta distância, ela não tem a responsabilidade de acudir.

Leia também:

Acidente Balão do Aeroporto3

Serragem e produtos químicos foram jogados sobre o combustivel derramado para evitar incêndio e explosão. Segundo os técnicos, o querozene de aviação é mais tóxico e possui maior risco de explosão do que a gasolina comum de automóveis.

Agentes do Departamento de Estradas de Rodagens, DER-DF e soldados do Corpo de Bombeiros não chegaram a um consenso das quantidades de combustível transportado e despejado. Enquanto os primeiros informavam que a carreta e o reboque juntos carregavam 48 mil litros de combustível, os segundos relatavam que  eram, ao todo, 56 millitros – 28 mil em cada tanque.

Apenas um dos tanques teve vazamento do combustivel, estimado em mais de 20 mil litros. O ambiente ficou tomado pelo gas exalado do combustivel.

A poluição era tal que bombeiros pediam a populares para não usarem telefones celulares, pois uma fagulha poderia fazer tudo explodir. Segundo os técnicos presentes, o querozene de aviação é mais tóxico e possui maior risco de explosão do que a gasolina comum de automóveis.

Acidente Balão do Aeroporto4

Motoristas pedem mais sinalização que oriente o tráfego e sobre os novos acessos ao Balão do Aeroporto

A carreta é da transportadora Nova União. Agentes do DER suspeitam que o motorista estava acima da velocidade permitida e não conseguiu desviar do Gol.

Já os bombeiros alegavam que o trajeto de acesso ao aeroporto possui uma curva muita fechada para aquele tipo de veículo. Muitos motoristas que pararam para ver o acidente reclamavam que o Balão foi entregue com sinalização precária, confundindo os que por lá passam.

“Há 32 anos eu passo pelo Balão do Aeroporto, agora, depois da reforma, eu fico perdido, não sei onde entrar e onde sair. Falta placa” – reclamava um motorista que preferiu não se identificar ao blog.

O acesso ao aeroporto pelo Balão ficou interditado todo o final de tarde para a retirada, inicialmente, do combustivel que restou no caminhão e, depois, para a retirada do próprio veículo. Atéoinício da noite, o trânsito estava bloqueado pela política e ainda não havia prazo para retirada do caminhão e lavagem do combustivel e limpeza da pista.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Brasília - DF, Energia & Combustiveis, Mineração & Petróleo, Mobilidade Urbana, Poluição, Sistema Viário, Trânsito. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Carreta de combustiveis tomba e bloqueia o Balão do Aeroporto

  1. Carla Spegiorin disse:

    Eu passei por lá às 19h e estava caótico. Parecia uma segunda-feira!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s