[Veja o vídeo] Desenvolvimento econômico de Brasília: soluções para o desemprego no DF

Desemprego no Distrito Federal ronda a casa de 200 mil pessoas.

Brasília, capital da República, vista por muitos como o eldorado é, na verdade, detentora das maiores taxas de desemprego das capitais brasileiras e também das maiores taxas de custo de vida.

Desde setembro de 2013, o GDF, via Codeplan, deixou de mensurar o desemprego na Capital Federal. Naquela ocasião, a taxa era de 12,3%, mais do que o dobro da taxa nacional.

O desemprego parece ser estrutural. Mesmo nos períodos recentes de maior crescimento econômico do Brasil, a cidade manteve taxas de desemprego que representam de 180 mil a 200 mil pessoas sem trabalho.

Na cidade tudo é muito caro: combustível, moradia,alimentação, transporte público…

Mas como assegurar qualidade de vida, crescimento econômico e redução da taxa de desemprego. As respostas a estas questões você acompanha na quinta vídeo-entrevista do blog Brasília por Chico Sant’Anna, que recebeu o professor de Economia, da Universidade de Brasília, Roberto Piscitelli.

A entrevista está dividida em dois blocos. Acompanhe.

Confira a entrevista, dividida em dois blocos.

Desenvolvimento Econômico e desemprego no DF – Parte 1

Desenvolvimento Econômico e desemprego no DF – Parte 2

Acompanhe também as entrevistas sobre o PPCUB, com a arquiteta Vera Ramos, diretora de Patrimônio do Instituto Histórico e Geográfico do DF, a entrevista sobre a Expansão Urbana no Distrito Federal, com o urbanista Frederico Flósculo,  a entrevista Mobilidade Urbana e as soluções para Brasília, com o professor da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, Paulo César Marques da Silva, e a entrevista Saúde Pública: o diagnóstico e as soluções para Brasília, com o presidente da Associação Médica de Brasília, Luciano Carvalho. 

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Brasília - DF, Desenvolvimento Econômico, Desigualdade Social, Direitos trabalhistas, Economia & Finanças, Emprego & Mercado de Trabalho, Salário & Renda e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para [Veja o vídeo] Desenvolvimento econômico de Brasília: soluções para o desemprego no DF

  1. Carlos Alberto Jacques de Castro disse:

    Chico, o problema – DESEMPREGO EM BRASÍLIA “É ESTRUTURAL”, sem dúvida. >>>> Exatamente, por ter a maior renda per capita do país a “cidade somente se contenta” com produtos e serviços de “alto valor agregado”, que não podem e NUNCA PODERÃO ser fornecidos pela economia local. >>>> Isso somente pode ser resolvido com uma revolução política – ECONOMIA É POLÍTICA, AO MENOS DESDE QUE A HUMANIDADE DEIXOU DE SER NÔMADE – CAÇADORA E COLETORA. >>>> O esforço desses bons intelectuais é bem honesto, mas não é consolador, porque suas ideias não funcionam “por mais do que um (re)início “promissor” cada vez mais fugaz”. >>>> Parabéns pelo esforço. >>>> Se quiser tenho alguma coisa para oferecer. >>>> Um abraço!

    Curtir

  2. Pingback: [Veja a vídeo-entrevista] Cultura e Turismo como base do desenvolvimento do DF | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s