TRE-DF recebe registro de candidatura do Jornalista Chico Sant’Anna a Distrital

Toninho do Psol, Ricardo Guillen e Chico Sant'Anna formalizam os registros de suas candidaturas às eleições de outubro de 2014.

Toninho do Psol, Ricardo Guillen e Chico Sant’Anna formalizam os registros de suas candidaturas às eleições de outubro de 2014.

O Tribunal Regional do Distrito Federal acolheu na manhã de sábado, 5/7, a documentação para o registro da candidatura do jornalista e editor deste blog, Brasília, por Chico Sant’Anna, ao cargo de deputado distrital, pelo PSOL-DF. O número atribuído ao candidato foi o 50.123.

Dentre os documentos exigidos pela Justiça Eleitoral estão certidões criminais de primeira e segunda instâncias, da Justiça do Distrito Federal e da Justiça Federal, atestando que o candidato é FICHA LIMPA.

O Psol, ao lado do PSTU e do PCB, registrou a candidatura de Toninho do Psol, para governador, e do professor Ricardo Guillen,vice-governador. Também foi registrada a candidatura de Aldemário Araújo, como candidato ao Senado, pelo Psol.

Registro da Chapa3

Psol-DF concorrerá com 52 candidatos a parlamentares: 40 para a Câmara Legislativa e doze, para a Federal. Fotos de Karina Moura.

Para a Câmara Federal, o Psol trará doze candidatos (quatro são mulheres), nomes fortes, como o de Maria Luiza Fatorelli, defensora da auditoria da dívida pública, do Jornalista Antônio Carlos (Toncá) Burity, que vem com a bandeirada dos direitos LGBT e contra a homofobia, de Rafael Madeira, bacharel em direito e  ex-Conselheiro Tutelar, além de Tetê Monteiro, que em 2010, foi candidata a vice-governadora do Distrito Federal.

Registro da Chapa 4

(Da esquerda para a direita) Ricardo Guillen,Toninho do Psol, Chico Sant’Anna e Aldemário Araújo

Câmara Legislativa

A nominata de candidatos a distritais do Psol-DF reúne 40 nomes, sendo 12 mulheres. Os destaques são para a ex-deputada federal, Maria José Maninha, o maestro Jorge Antunes e o Jornalista e editor deste blog, Chico Sant’Anna. Antunes e Sant’Anna foram, em 2010, os candidatos ao Senado pelo partido.

Quem é Chico Sant’Anna?

Filho de engenheiro civil e de professora de idiomas, chegou com os pais a Brasília, ainda bebê, em 1958, muito antes de a cidade nascer. Cresceu com ela. É casado e tem três filhas brasilienses.

Aqui se formou Jornalista, mantendo sempre seu compromisso com a cidade. Esteve sempre presente em todas as lutas em defesa dos maiores interesses da nossa população.

Chico Sant’Anna é uma pessoa qualificada. Há 22 anos atua como Jornalista e Documentarista concursado da TV Senado, trabalhou nos principais meios de comunicação do Brasil. Edita dois blogs: Brasília, por Chico Sant’Anna e Chico Sant’Anna e a Info Com.

Possui mestrado e doutorado e como pesquisador acadêmico, é na área de Comunicação Pública uma referência nacional.

Presidiu o Sindicato dos Jornalistas do DF e foi vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas -Fenaj, da Federação Latino-americana de Periodistas – Felap e vice-presidente mundial da Federação Internacional dos Jornalistas e tem experiência na gestão pública, tanto em nível local, quanto Federal. Também coordenou a Comissão dos Trabahadores em Comunicação Social do Mercosul.

Registro da Chapa 5

Documentação foi recebida pelo TRE-DF no sábado, 5/7.

Propostas

O Jornalista Chico Sant’Anna defende a necessidade de Brasília se reencontrar, resgatar sua qualidade de vida. Para isso, é um ferrenho defensor da retomada do programa Saúde em Casa, da Educação Integral e da modernização do transporte publico, com a introdução de um sistema de mobilidade urbana baseado no transporte sobre trilhos: Metrô, VLT e Trem Regional.

Ainda na área de mobilidade urbana, propõe uma formação para o trânsito mais completa, envolvendo os direitos e as responsabilidades de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. A idéia é que a qualificação hoje feita por auto-escolas seja responsabilidade das escolas de nível médio. Recursos obtidos com as multas de trânsito seriam direcionados a custear o projeto Auto-Escola é na Escola.

Tem se posicionado historicamente contra às iniciativas do GDF por meio de leis, como as do PPCUB e da LUOS, que visem reduzir as áreas verdes urbanas e rurais do DF, mudar o gabarito do Plano Piloto.

Para ele, Brasília precisa optar por um modelo de desenvolvimento sustentável que potencialize o que de melhor a cidade tem,que é a qualificação profissional do brasiliense. Assim, serão prioridades políticas que incentivem o turismo, produções culturais (revitalização do polo de cinema, política pública editorial no campo da produção literária, videográfica e da Comunicação Social). Incentivo à produção de tecnologia limpa, informática, nanotecnologia e biotecnologia, dentre outras.

Ética

Ética e moralização da Câmara Legislativa do Distrito Federal também são prioridades do candidato Chico Sant’Anna.

Umas das idéias é dar competência para que a CLDF possa exonerar administradores regionais e secretários do GDF que não correspondam às suas funções. Defende, ainda, mecanismos de participação direta do cidadão nas tomadas de decisões e mais transparência nos trabalhos legislativos, retomando as transmissões das sessões pela TV e da Rádio Distrital. A primeira saiu do ar e a segunda nunca foi operacionalizada.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Áreas verdes, Ética na Política, Brasília - DF, Câmara Distrital, Câmara dos Deputados, Democratização da Comunicação, Desenvolvimento Urbano, Eleições, Eleições em Brasília, GDF, Metrô-DF, Mobilidade Urbana, Psol, Sistema Viário, TRE-DF, Urbanismo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para TRE-DF recebe registro de candidatura do Jornalista Chico Sant’Anna a Distrital

  1. Pingback: Eleições 2014: Psol faz seu primeiro ato de Campanha na Ceilândia | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s