Altiplano Leste: Psol  adota como bandeira construção do Parque das Esculturas

Altiplano- Reunião

A presidente da Associação Produtores Rurais do Altiplano Leste de Brasília, Theresilda de Oliveira e Souza, e o arquiteto e urbanista, Antônio Eustáquio Santos, se reuniram com Toninho do Psol, candidato do Psol ao GDF, e Chico Sant’Anna, à Câmara Distrital.

A construção do Parque das Esculturas na porta de entrada da região do Altiplano Leste foi assumida como proposta de campanha do candidato ao governo do Distrito Federal, Toninho do Psol.

A instalação do Parque é vista como a melhor forma de se preservar uma área de mais de 60 mil metros quadrados de mata nativa do cerrado que estão ameaçadas pela ação de grileiros.

No início da noite de quarta-feira, 6/8, Toninho do Psol, acompanhado pelo candidato a deputado distrital, Chico Sant’Anna, receberam uma comissão de moradores do Altiplano, formada pela presidente da Associação Produtores Rurais do Altiplano Leste de Brasília, Theresilda de Oliveira e Souza, do arquiteto e urbanista, Antônio Eustáquio Santos, e da também arquiteta, Gitte Storm.

Leia também:

A comissão apresentou detalhes sobre a região do Altiplano, um setor de chácaras e sítios, com cerca de 5 mil hectares de área, localizado nas proximidades do Lago Sul. Por estar a uns 15 km do centro da Capital Federal, ele é altamente cobiçado pela ação de grileiros que já se fazem presentes nas imediações, com invasões e loteamento de áreas pertencentes à Terracap, sem que o poder público nada faça contra esta à ação criminosa. Estes mesmos grileiros tem impedido a consolidação do Parque, criado legalmente por decreto do GDF, há sete anos.

Além de assumir o compromisso de erguer o Parque das Esculturas, Toninho do Psol afirmou que pretende ter uma postura firme e enérgica contra os grileiros que tem devastado a natureza do Distrito Federal, além de roubar um patrimônio que é público.

AltiplanoLeste- mapaSegundo o arquiteto Antônio Eustáquio Santos, os condomínios que margeiam a poligonal do Altiplano estão em uma área que não possui previsão para regularização. Ja há, inclusive, uma ação transitada e julgada que determina o resgate do terreno natural. A sentença do PRAD determina que todas as obras construídas sem alvarás sejam demolidas e o terreno natural resgatado, mas o GDF, em especial a Agefis, sempre muito eficientes para derrubar barracos, não cumpre a ordem do TJDFT, que afeta residências irregulares de pessoas com maior poder aquisitivo.

Há pouco mais de um mês o urbanista Antônio Eustáquio Santos, em correspondência a Jane Dihel, secretária de Habitação e Regularização Fundiária, advertiu para os riscos de o Palácio do Buriti ceder aos grileiros. “O Altiplano Leste é uma área rural e sua preservação está diretamente associada ao futuro das nascentes que abastecem a população”, enfatizou ele na correspondência.

Um parque para impedir a ação dos grileiros e preservar o meio-ambiente

Parque das Esculturas

O Parque das Esculturas ocupará um espaço triangular, delimitado por três estradas que dão acesso à região. Tendo como referência os quatro elementos da natureza. O ar, o fogo, a água e a Terra estarão presentes em esculturas de diversos artistas. A proposta busca conquistar definitivamente este espaço público como um lugar livre para o convívio, o lazer e a arte.

Seu paisagismo deverá preservar a flora local: “catolés, canela de emas e o capim de forração deixam ver o começo de um novo caminhar” – define o memorial descritivo do projeto.

Uma escultura com três elementos simbolizando o belo, o justo e o verdadeiro é o marco da chegada ao Altiplano. Uma rua interna, um edifício comunitário e uma praça ordenam o partido do projeto. O agrupamento de palmeiras marca a entrada do edifício principal. Ao lado, o relógio de sol dá espaço ao tempo. O volume curvo do edifício ajusta-se ao terreno e propicia a comunidade um espaço de encontro, de troca de produtos e de geração de ideias. Um espaço para o produtor, uma floricultura, um ateliê, uma galeria, sede das associações, um museu do cerrado, um restaurante rural e um café iniciam, em sinergia, um programa de atividade para o local. Do edifício descortina-se a paisagem da Praça Central, local dedicado às festas populares, à fruição.

 

Veja aqui no vídeo como será o Parque das Esculturas

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em As riquezas do Entorno, Brasília - DF, Cerrado, Eleições, Eleições em Brasília, GDF, Justiça, Lago Sul, Meio ambiente, Ministério Público, Regularização e Desenv. Urbano, Sec. de Habitação, TJDF, Urbanismo. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Altiplano Leste: Psol  adota como bandeira construção do Parque das Esculturas

  1. Pingback: Que cidade é essa? | Brasília, por Chico Sant'Anna

  2. Pingback: Exclusivo: Grileiros ameaçam sítio arqueológico de Brasília | Brasília, por Chico Sant'Anna

  3. Pingback: Justiça revoga lei que criou parque ecológico em Sobradinho | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s