Educação: salário dos professores brasileiros está entre os piores do mundo

Publicado originalmente no Portal Impávido Colosso – 15/09/2014

Numa lista de 37 países,o Brasil é o 36ºcolocado, ganha apenas da Indonésia. Na América Latina, Chile e  México estão à frente do Brasil.

Dados da Organização para a Cooperação Desenvolvimento Econômico – OCDE mostram que os salários dos professores brasileiros das redes públicas de ensino são extremamente baixos quando comparados a países desenvolvidos.

Divulgados na terça-feira (9), os valores fazem parte do estudo Education at a Glance 2014,  que mapeia dados sobre a educação nos 34 países membros da organização e 10 parceiros, incluindo o Brasil. A pesquisa focou o salário dos professores contratados por instituições públicas de ensino.

De acordo com o estudo, um professor em início de carreira que dá aula para o ensino fundamental em instituições públicas recebe, em média, 10.375,00 dólares por ano no Brasil. Em Luxemburgo, o país com o maior salário para docentes, ele recebe 66.085 dólares. A média salarial de Portugal, US$ 29.151,00,quase três vezes superior à brasileira. Entre os países membros da OCDE, a média salarial do professor é de 29.411,00 dólares. Quase três vezes mais que o salário brasileiro. Até mesmo em países da América Latina como Chile e México, os professores recebem um salário consideravelmente maior que o brasileiro, 17.770,00 e 15.556,00 dólares, respectivamente.

Leia também:

Entre os países mapeados pela pesquisa, o Brasil só fica à frente da Indonésia, onde os professores recebem cerca de 1.560 dólares por ano. Os valores são de 2012, com dólares ajustados pela paridade do poder de compra (PPC).

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em América Latina, Brasil, Chile, Direitos trabalhistas, Economia & Finanças, Educação & Ensino, Emprego & Mercado de Trabalho, México, Salário & Renda. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Educação: salário dos professores brasileiros está entre os piores do mundo

  1. Pingback: A desnacionalização do ensino no Brasil | Brasília, por Chico Sant'Anna

  2. Pingback: Feriados são bons para a economia | Brasília, por Chico Sant'Anna

  3. Pingback: Nove motivos para você se preocupar com a nova lei da terceirização | Brasília, por Chico Sant'Anna

  4. Pingback: Lei da Terceirização pode dar fim à categoria de bancários | Brasília, por Chico Sant'Anna

  5. Pingback: ONU: “Brasil é paraíso tributário para super-ricos” | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s