Você conhece os artistas de Brasília? Conheça aqui o Mamulengo Presepada

Mamulengo

Foto de Ivaldo Cavalcanti. Texto de TT Catalão

Chico não veste “binidito” é o boneco que faz Chico viver em nós.

O grupo de teatro Mamulengo Presepada se prepara para as comemorações dos seus 30 anos de existência, e para começar os trabalhos preparamos uma exposição com o acervo de bonecos que o grupo formou ao longo de todos esses anos de andanças, presepadas e brincadeiras pelo Brasil e mundo afora.

Mamulengo3O grupo começou a atuar em Brasília em 1985, originado à partir da convivência com o amigo Carlinhos do Babau do Carroça de Mamulengos, após uma viagem de 3 anos pelo nordeste brasileiro, e da participação em oficinas coordenadas pelo Mamulengo Só Riso em Olinda-PE, e da convivência com outros mestres como Zé Lopes, Saúba, Zé de Vina, Chico de Daniel,  Joaquim do Babau.Mestre Solon, do Mamulengo Invenção Brasileira, Carpina-PE, ensinou que “em São Saruê vive tudo que se imagina” e que “o boneco é anterior ao homem”, presenteou o grupo com os primeiros bonecos e abençoou o caminho que se seguiu.

Para conhecer mais artistas de Brasília, leia também:

Mamulengo2Sempre mantendo a tradição e investindo em novas buscas, o grupo hoje brinca palhaço, ventriloquia, mágica, e claro, mamulengo. O grupo que já percorreu mais de 20 países e apresentou-se mais de 2.500 vezes em praças, escolas, festivais e encontros hoje possui um vasto acervo de bonecos brasileiros e bonecos do mundo. Alguns países como Vietnã, Birmânia, Itália, Portugal, China, Irã compõem o acervo com bonecos de variadas técnicas, tais como manipulação direta, vara, fio e luva.

A Galeria Olho de Águia e o grupo de teatro Mamulengo Presepada convidam a todos para abertura da exposição 30 anos Mamulengo Presepada no dia 04/11/2014 às 20hs na Galeria Olho de Águia com apresentação dos grupos

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura em Brasília, Brasília - DF, Cultura, Dramaturgia & Teatro e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Você conhece os artistas de Brasília? Conheça aqui o Mamulengo Presepada

  1. Pingback: Você conhece os artistas de Brasília? Conheça as obras de Minnie Sardinha | Brasília, por Chico Sant'Anna

  2. Pingback: Você conhece os artistas de Brasília? Conheça aqui a vidreira Luiza Dornas | Brasília, por Chico Sant'Anna

  3. Pingback: Você conhece os artistas de Brasília? Conheça aqui os mosaicos de Renato Klein | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s