Vila Santa Luzia Estrutural
Invasão da Chácara Santa Luzia aconteceu na virada de 2014 para 2015. Área próxima ao Parque Nacional de Brasília poderá ser regularizada. Foto de Chico Sant’Anna

Texto e fotos de Chico Sant’Anna

Me confesso estarrecido!
Acabo de ler no Blog do Paulão Da Estrutural que o recém nomeado administrador da Estrutural, Evanildo da Silva Macedo Santos, filiado ao PSB, recebeu orientação do governador Rodrigo Rollemberg para negociar a regularização de uma área chamada Santa Luzia, que fica nos fundos da Estrutural.

A área não está muito distante do Parque da Água Mineral e margeia o Parque Nacional de Brasília. É no Parque que se encontra o Lago Santa Maria, principal abastecedor de água potável de Brasília.

Até recentemente, ali existia uma grande plantação de bananas e vegetação de cerrado preservada. Na virada de ano e de governo, mais de 200 famílias invadiram o local, agrediram o chacareiro, atiraram no pé dele, botaram a casa dele de alvenaria abaixo e se fixaram com barracos no local. Hoje, o local já abriga mais de 2.000 famílias. Muitos vivendo da economia gerada pelos resíduos sólidos jogados no lixão da Estrutural.

Vila Santa Luzia Estrutural2Em dezembro de 2014, tive a oportunidade de passar lá na época e registrei em fotos a ocupação clandestina que, segundo informes de moradores, contava com o apoio político e logístico de um candidato a deputado distrital, não eleito. Ele estaria no comando da ocupação.
Nem o governo passado, nem o atual se mexeram para retirar os invasores e punir os grileiros. A fixação definitiva desses lotes só reafirmará a linha estratégica de que se invada e que depois se regulariza, que vem agredindo todo o Distrito Federal, desde os anos 1980, em especial o meio-ambiente.

Leia Também:

Administrador da Estrutural afirma que Rollemberg mandou regularizar invasão próxima ao Parque Nacional de Brasília.
Administrador da Estrutural (à direita) afirma que Rollemberg mandou regularizar invasão próxima ao Parque Nacional de Brasília.

A total retirada desses barracos parece que não vai mais acontecer, pelo menos, se forem verdadeiras as declarções do administrador da Estrutural.

Veja o que o administrador da Estrutural, Evanildo Macedo, afirmou a respeito:

Blog do Paulão Da Estrutural – Qual sera o seu tratamento com as principais ocupações irregulares da Estrutural ,como quadra 12 e Santa Luzia ?

Evanildo Macedo – Olha quando a gente realmente tem acesso ao governo começamos a seguir as orientações do governo. Estive com o governador e ele me pediu para fazer um diálogo especial com essas áreas e iremos trabalha (sic) pela regularização e pela qualidade de vida daquelas famílias. Outra coisa que iremos fazer com apoio da comunidade é criar um sistema de monitoramento e evitar novas invasões, nesse ponto seremos duros não será (sic) admitido novas ocupações ”

rr no faceNo dia 26/1, três dias após a denúncia feita por este blog, o governador Rodrigo Rollemberg se pronunciou nas redes sociais, mas sem garantir com firmeza a retirada da invasão.

Disse ele: “Seremos rigorosos no combate às invasões. As invasões já existentes têm que ser analisadas e cuidadas caso a caso. Existem aquelas mais antigas e com pessoas pobres que precisam de solução governamental. As recentes comandadas por grileiros serão combatidas rigorosamente.”

No dia 27/01, o administrador da Estrutural enviou a seguinte nota a este blog:

Prezado jornalista Chico Santana,

Hoje lendo sua prestigiosa coluna, vi nota sobre possível regularização da quadra 12 e da área conhecida como Santa Luzia, na Estrutural. Como administrador, é meu dever conhecer todos os problemas da cidade e dialogar com seus moradores, sendo esta a determinação do governador ao me confiar o cargo que ora ocupo. É dever do Estado estar presente onde haja necessidade de serviços e orientações para prover a todos que aqui moram, um mínimo de dignidade e humanidade. É isso que fazemos! Em nenhum momento informei a qualquer pessoa que tenha recebido na administração sobre uma possível regularização dos locais, até porque não é competência da Administração Regional.
Estamos à disposição do jornalista para quaisquer esclarecimento a fim de evitar desserviços ou mal entendidos.
Atenciosamente,
Evanildo da silva Macedo santos
Administrador Regional interino
SCIA/Estrutural -DF
Anúncios