Rica em nascentes, a região do Núcleo Rural Vargem da Bênção foi o local escolhido pelo GDF para implantar  Rodrigolândia, uma cidade para 70 mil habitantes. iniciativa coloca em risco o abastecimento d'água de Brasilia Da Assessoria de imprensa do TJDF

Justiça impede criação do Setor Habitacional Parque das Bênçãos, a Rodrigolândia

A Vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento  Urbano e Fundiário do DF julgou procedente a ação civil pública (ACP) proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para impedir a implementação do Setor Habitacional Parque das Bênçãos no Recanto das Emas. A decisão judicial também proíbe novas licitações ou atos administrativos sem o cumprimento das condicionantes ambientais.

Leia também

Além disso, a sentença determinou que o DF, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) cumpram as medidas mitigadoras determinadas pelo órgão de trânsito responsável pela apreciação do Relatório de Impacto de Trânsito (RIT). A decisão é de janeiro de 2015.

Veja aqui como é a Vargem da Benção

Pelo projeto do GDF, 20 mil residências seriam construídas

Entenda o caso

Em dezembro de 2013, as Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) e da Ordem Urbanística (Prourb) ajuizaram a ACP para impedir a implantação do Parque. O objetivo era evitar grande prejuízo ao patrimônio público e futuros danos ao meio ambiente e à ordem urbanística.

Dentre outras violações legais, o MPDFT constatou vícios insanáveis na licitação para a contratação e fiscalização das edificações públicas. “Os demandados não promoveram os estudos de viabilidade pertinentes, não elaboraram ou contrataram a elaboração do Estudo Prévio de Impacto Ambiental, não obtiveram a Licença Prévia (ambiental) e ainda promoveram a licitação sem projetos básicos indispensáveis à contratação de obras e serviços”, advertiram os promotores de Justiça.

Processo: 2013.01.1.179743-4
Leia Mais: Ação civil pública contra Parque das Bênçãos visa evitar danos ambientais e sociais ao DF
=========
Leia aqui a íntegra da sentença
Anúncios