Brasília recebe encontro de observadores de aves

Saíra azul fêmea

Sai-azul, fêmea,  fotografada por João Rios

O Encontro Brasileiro de Observação de Aves  é o maior evento de Birdwatching da América Latina. É composto por congresso, feira de produtos e serviços, Avistar Infantil e concurso de fotografias. O AvistarBrasília é a edição local do Avistar Brasil, evento internacional de birdwatching, realizado na cidade de São Paulo há dez anos.

Em Brasília, esta é a sua terceira edição e será nos dias 25 e 26 de abril. A programação inclui atividades abertas ao público como saídas guiadas para iniciantes em observar aves, oficina de ilustração científica, feira, exposição de fotos, participação no varal fotográfico com duas fotos próprias de aves livres – ver regras e premiação em http://avistarbrasil.com.br/varal-de-fotos.

Canário da Terra Carla Barata Ribeiro 4-c

Canário da terra, fotografado por Carla Barato Ribeiro

A observação de aves é uma atividade praticada ao ar livre, em parques, fazendas, campo ou cidade. É o segmento de ecoturismo com maior potencial de crescimento no Brasil. Estima-se que haja em torno de 30.000 observadores de aves no Brasil. Eles se interessam por aves livres, viajam por todo o Brasil, registram as aves em fotos, discutem a identificação, gravam os sons e anotam o comportamento. O interesse dos observadores pelas aves gera renda para empresas do ramo turístico em todo o país e ajuda na proteção das áreas e biomas onde os pássaros vivem.

Para os que querem ir mais fundo no assunto, o congresso reunirá palestrantes como renomados guias de birdwatching do Brasil, fotógrafos de aves e natureza, ornitólogos e biólogos. Também haverá oficina de tratamento de imagens e oficina de fotometria, saídas guiadas de observação e fotografia por trilhas restritas do Jardim Botânico.

Tucano com semente com filhoteclose- Herbert Schubart

Tucano alimentando os filhotes, foto de Herbert Schubart

Para as crianças, o AvistarKids terá atividades ao longo do evento como contação de histórias, ilustração de aves, jogos, dicas de observação e fotografia de aves, etc.

A programação do congresso está disponível aqui. Para se inscrever no congresso e nas oficinas, clique aqui. Mais informações, clique aqui.

Serviço:

Onde:

Jardim Botânico de Brasília- Endereço SMDB – Área Especial.  Telefone: 3366 5597
Entrada no JBB: R$2,00 por pessoa. Acesso grátis para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.

Quando:

Sábado, 25 de abril e domingo, 26 de abril
Início 6:30 com entrada autorizada para os previamente inscritos.
A partir de 9:00 até às 17:00 para visitantes do parque.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Brasília - DF, Fauna & Flora, Festas & Eventos, Fotografia, Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s