Grilagem ataca no Park Way

IMG-20150725-WA0012Por Chico Sant’Anna

Urgente!

Uma invasão de gente rica está se desenrolando desde a sexta-feira 24/7, no Park Way. Já tem até garagem e casa de barco funcionando no local.

Na verdade, a área vem sendo ilegalmente ocupada há muito tempo e os invasores aproveitam feriados e fins-de-semana para edificar no local, evitando a fiscalização do Poder Público.

IMG-20150725-WA0010

IMG-20150725-WA0011

Em menos de 24 horas a abriram a via, cobriram-na de brita e jogaram água com caminhões pipa sobre ela. Será que vão asfaltar?

O mais recente avanço dessa invasão teve início na sexta-feira, 24/7. Máquinas e operários trabalharam intensamente no local, derrubando vegetação nativa, árvores do cerrado, tudo para abrir uma via de acesso.

Na manhã do sábado, 25/7, tratores concluíram a abertura de uma rua de acesso que foi encascalhada com pedra brita, muito usada em pavimentação  de vias.

A eficiência dos invasores dá gosto. Em menos de 24 horas, abriram a via, cobriram-na de brita e jogaram água com caminhões pipa sobre ela. Será que vão asfaltar? Tudo indica que sim, no mínimo irão jogar piche.

Leia também:

IMG-20150725-WA0009

A invasão fica na quadra 28 conjunto 3, nos fundos do lote 1.

grilagem park way2

Em poucas horas, a via foi aberta, recebeu cobertura de brita que foi posteriormente molhada com caminhão pipa, pronta para ser compactada. Foto de Chico Sant’Anna

Trata-se de uma área verde, pública inserida na  APA do Gama. O local é considerado Zona de Transição Silvestre. Nas proximidades passa um córrego e por lá habitam animais silvestres, como capivaras.

Há menos de um quilômetro da invasão, foi criada a mais recente área de soltura de animais silvestres, apreendidos pelo Ibama. O local havia sido escolhido pelo nível de preservação ambiental.

O  invasor seria um empresário do ramo hoteleiro em Taguatinga e teria “comprado” a área com intuito de fazer um condomínio no local.

grilagem park way

Uma garagem e uma casa de barco já estão funcionando no local.

A grilagem já foi denunciada ao Ibram (protocolo número 311.403) à Policia Ambiental e à administração regional.

Segundo o chefe de gabinete da Administração Regional, José Joffre Nascimento, na sexta-feira à tarde “uma equipe da administração foi até o local e orientou o operador da máquina a pararem o serviço e que o responsável se dirigisse à administração para informar quanto ao serviço realizado”, mas a medida não surtiu efeito e os serviços  continuaram.

IMG-20150725-WA0008A imprensa também foi notificada, mas até o início da tarde de sábado não havia se interessado pelo assunto.

No início da tarde de sábado, esse blog voltou a se comunicar com o administrador regional, Roosevelt Vilela, informando que a via estava quase pronta para receber piche ou até ser asfaltada. Ele então acionou a Polícia Ambiental que se fez presente com cinco viaturas no local.

Segundo informes, os policias se limitaram a fotografar o local, que já não mais contava com operários trabalhando e afirmaram que já há um outro processo na Delegacia de Meio-ambiente – Dema, mas que seria importante os moradores pressionarem para agilizar sua tramitação.

O desfecho não difere muito de outras ocorrências em que quando a fiscalização chega ao local, já não há mais flagrante a registrar e não se encontram responsáveis. A inoperância do Poder Publico sobre grilagem, e em especial nesse caso tem sido gritante.

As iniciativas de grilagem nos fundos do conjunto 1 da SMPW quadra 28 vem sendo denunciada há anos às autoridades, sendo que há poucos meses a Agefis, administração regional e Polícia Militar estiveram no mesmo local que à época já estava sendo roçado para receber edificações. Mesmo assim, não foram retirados os invasores que se diz dono da área que é pública.
Por isso, as redes sociais têm sido a opção de denúncia dos moradores do Park Way, que neste caso pediram a quem pudesse ajudar na tarefa de evitar a grilagem que contatassem quem tivesse poderes de impedir mais este crime ambiental  no DF.

A idéia de compartilhar-se ao máximo a denúncia é uma tentativa de fazer com que o GDF,  sentindo compelido pela opinião pública, venha a agir.

grilagem park way 3

Desdobramento

Foto cedida pela Administração Regional do Park Way

Comaajuda de uma pá-mecânica a brita está sendo recolhida na área invadida. Fotos cedida pela Administração Regional do Park Way

Na segunda-feira, 27/07, após a mobilização da comunidade do Park Way, equipes da Agefis, operários e policiais militares, liderados pela administração regional do Park Way, deram início à retirada da brita utilizada no encascalhamento da via aberta pelos grileiros.

O trabalho deve ter continuidade na terça-feira, 28/07, já que é grande o volume de material colocado no local.

Entretanto, a ameaça de grilagem e ocupação daquelas terras públicas circundadas pelas quadras 27 e 28 do Park Way não está afastada e moradores já defendem que a melhor forma de preservação do local seja transformá-lo em um parque vivencial e ambiental. A proposta deve ser levada ao GDF pela comunidade.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Administrações Regionais, Áreas verdes, Brasília - DF, Cerrado, Distrito Federal, GDF, Meio ambiente, Moradia & Habitação, Park Way, Parques & Reservas, Polícia Militar, Polícia Militar, Regularização e Desenv. Urbano, Terra & Grilagem, Urbanismo. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Grilagem ataca no Park Way

  1. Entra governo, sai governo, entra governo. E Brasília continua sendo o paraíso dos grileiros.

    Curtir

  2. Arrocha, que funciona. Vai na base do empurrão, mas acaba indo.

    Curtir

  3. Pingback: Park Way: área invadida pode se transformar em parque Ambiental | Brasília, por Chico Sant'Anna

  4. Pingback: Park Way: um novo santuário para animais silvestres | Brasília, por Chico Sant'Anna

  5. Pingback: Exclusivo: Grilagem volta a atacar no Park Way | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s