Poema no meio da semana: em casa

CaligrafiaPor Ana Rossi

 

Cheguei em casa, após muito caminhar,

e, nas minhas andanças, vi países longínquos,

pessoas, muitas e muitas pessoas, que nem

posso contar nas minhas noites sem pensar,

 

cheguei em casa onde tem o sol, onde brilha

o luar, depois de tantas noites sem dormir,

depois de tantas noites sem descansar, depois

de um mundo vivido acordada, sem parar,

 

cheguei em casa, aqui, no planalto central, aqui,

bem aqui no coração do brasil, onde o luar é mais

belo do que em qualquer outro lugar, aqui onde

os periquitos cantam e esvoaçam nas noites de luar,

 

cheguei em casa onde re-conheço o que sou dentre

muitas outras pessoas, sei onde piso, e caminho

casa vez mais calma, tranquila, cheguei em casa

onde encontro a paz e a tranquilidade no meu caminhar

 

cheguei em casa, abro a porta, os quadros estão lá,

os quadros da minha irmã, quadros de nossa vida,

desse nosso caminhar da família que segue junta, depois

de tantos afãs, depois de tanto chorar, depois de tanto

andar, cheguei em casa, onde canta o nosso sabiá,

 

e, esta certeza é tanta que me emociono e tensiono

meu ser, na certeza de que aqui estou, em casa

dentro do meu luar, com o meu despertar, neste

planalto central, onde aprendi o que era o meu país,

depois de muito andar à procura do meu lugar,

 

cheguei em casa, e neste estar, vou ficando, vou

colhendo os frutos daquilo que ninguém pode me

roubar, os frutos da minha vida, desabrochando, neste

caminhar onde não há finitude, e sim o meu caminhar

 

chego em casa, e, finalmente, aprendo a descansar.

 

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura em Brasília, Cultura, Literatura e marcado . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

