Exposição Parto

Exposição estará montada na Galeria Olho de Águia, do fotógrafo Ivaldo Cavalcante, em Taguatinga Norte, de 22/8 a 19/9.

 

A exposição Gesto Natural, com fotografias de Débora Amorim, ocupa a galeria Olho de Águia, em Taguatinga, de 23 de agosto a 19 de setembro. A mostra traz imagens de mulheres e suas famílias em um dos momentos mais sublimes de suas vidas: o nascimento de um filho. Mulheres que se decidiram pelo parto natural domiciliar.

“São belas sequências de imagens desnudando preconceitos e normas para falar da livre condição – do direito a dar à luz nas próprias casas”, revela Valéria Véras, curadora da mostra.

Acompanham as fotos os relatos emocionados dessas famílias. Dada a força e importância do tema, a exposição fotográfica integra uma grande programação que inclui lançamento de catálogo, rodas de conversa e exibição de filmes.

Exposição Parto 2Apesar da escolha pelo parto natural trazer inúmeros benefícios para a mãe e para a criança, ainda é um desafio para muitas mulheres. No Brasil, chegamos ao número alarmante de 88% de cesáreas em hospitais particulares, enquanto a OMS diz que apenas 10 a 15% dos partos necessitam de intervenção.

Diante desse quadro, em 2015, o ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde divulgaram uma série de resoluções para estimular a realização do parto natural na rede privada de saúde e diminuir o número de partos cirúrgicos desnecessárias no país. Uma delas é a ampliação do acesso da gestante à informação. É aí que entra a importância do trabalho de Débora, que o faz com sensibilidade e beleza.

“O parto natural é aquele que respeita a liberdade da mãe escolher como ter o filho, considerando a fisiologia do parto e do corpo da mulher”, lembra a profissional.

Fazem parte da exposição fotos de partos naturais que Débora acompanhou como fotógrafa. Sua experiência como doula conduz o olhar da câmera para revelar ao público os detalhes sensíveis e emocionantes do momento do parto: as dores das contrações, os momentos de espera, o corpo disponível para a chegada da criança, a cumplicidade dos pais e companheiros, e os braços abertos das famílias para recebê-las.

Exposição Parto 4

Esses partos foram acompanhados por médicas obstetras, enfermeiras obstetras ou parteiras tradicionais. Débora, acostumada a olhar Brasília com poesia, registra o nascimento dos novos brasilienses, acolhidos no aconchego dos seus lares.

Rodas de conversas

Durante e depois do período da exposição, Débora Amorim coordena rodas de conversa sobre parto natural, com profissionais da área, gestantes, casais e demais pessoas interessada no assunto da gestação, parto e pós-parto.

 

Exposição Parto 3

A primeira roda acontece no lançamento do catálogo, que além das fotos da exposição, traz os relatos das famílias retratadas e informações sobre o parto natural, no dia 18/8, às 19h30, no C’est si Bon crepérie e bistrô, na Asa Norte.

Logo depois, no dia 21/8, às 19h, no Balaio Café, acontece o “Parto com Pipoca”, com a projeção de vídeos de parto.

Na sequência, acontecem rodas de conversa no Ponto de Cultura Invenção Brasileira em Taguatinga Sul, no Ambulatório do HUB, no espaço Nossa Casa na Asa Norte, na Casa da Cultura do Varjão e no Estúdio Unmaní no Guará I. Todas as atividades são gratuitas.

Quem é Débora Amorim?

Débora é fotógrafa profissional desde 2000, atuando na área de fotografia de gestantes, partos, cultura e gastronomia, e desde 2010, como doula, dá aconselhamento e assistência a parturientes, antes, durante e depois do parto. Tendo já publicado o livro de fotos “Brasília, uma arquitetura familiar”, a fotógrafa incorpora a vivência com gestantes em sua arte e revela ao público a beleza das mulheres em sua plenitude.

Programação:

  • Lançamento do catálogo com roda de conversa (o catálogo será distribuído gratuitamente);

18/8, terça-feira, 19h30

Local: C’est si Bon Creperie e Bistrô

Endereço: CLN 213 Bloco A Loja 09, Asa Norte

Tel.: (61) 3272-1005

  • Parto com Pipoca – projeção de vídeos de parto com roda de conversa

21/8, sexta-feira, 19h

Local: Balaio Café

Endereço: CLN 201, Bloco B, Loja 19/31, Asa Norte

Tel.: (61) 3327-0732

  • Exposição

Abertura: 22/8, sexta-feira, 19h30

Local: Galeria Olho de Águia

Endereço: CNF 1 Edifício Praiamar, Bloco D, Loja 12 , Taguatinga Norte

Encerramento: com roda de conversa, 19/9, sábado, 16h30

Local: Galeria Olho de Águia

Endereço: CNF 1 Edifício Praiamar, Bloco D, Loja 12 , Taguatinga Norte

Anúncios