Foto do dia: O Lago sempre foi do povo

Lago Sul1970-2015Enquanto bairros, Lago Sul e Norte podem até ser considerados regiões destinados às residências das elites candangas. Mas enquanto espelho d’água, o Lago Paranoá sempre foi concebido como área pública, do povo em geral, tanto que historicamente os arruamentos não chegavam até às suas margens. Sempre existiu uma faixa de terra livre, como constata a foto em preto e branco, datada da década de 1970. Foi o sentimento latifundista que privatizou as margens do Lago.

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Brasília - DF, Lago Norte, Lago Paranoá, Lago Sul, Terra & Grilagem, Terra e Reforma Agrária. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Foto do dia: O Lago sempre foi do povo

  1. Cristina Lopes disse:

    É isso, Chico. Só tem um problema, como será a segurança dos que moram no lago que ficarão sem muros? Eu, particularmente sou a favor da derrubada das cercas, mas tenho pensado muito no assunto. Pior são os moradores que despejam esgoto e lixo no lago além do roubo de água.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s