fac simile blogCaros leitores e colaboradores.

Terminamos esse ano com uma bela notícia da plataforma wordpress, onde está abrigado o blog Brasília, por Chico Sant’Anna. Além de termos ultrapassado a casa de 500 mil leituras – ainda em novembrom -, o blog que existe  desde junho de 2010, registrou nesse ano de 2015 cerca de 110 mil novas visitas/leituras.

Informa o wordpress que o Museu do Louvre, em Paris, é visitado todos os anos por 8.5 milhões de pessoas. Em 2015, o blog Brasília, por Chico Sant’Anna foi visitado cerca de 110.000 vezes. Foram leitores de 118 países, em especial Brasil, Estados Unidos e Portugal. “Se fosse o Louvre, eram precisos 5 dias para todas essas pessoas o visitarem.”

Em 2015, foram publicados 228 novos artigos, aumentando o acervo de textos para um total de 1.698 artigos. Foram carregadas 361 novas imagens, ocupando um espaço total de 157 MB. Isso equivale a 7 novas imagens por semana, uma por dia.

O Blog não é uma publicação comercial, com jornalistas e fotógrafos empregados. Ele é um espaço colaborativo. Assim, parte desses conteúdos foi produzida pelos poetas Luiz Martins da Silva e Ana Rossi – que abastecem os espaços Poema de Fim de Semana e Poema no meio da Semana -, pelo cordelista Gustavo Dourado e com as ironias sociais de TT Catalão, em seu Foto-protesto, de TT Catalão.

tabela blogEm 2015 o texto campeão de leituras teve um viés político ambiental. Trata-se do artigo Chapada dos Veadeiros, um paraíso, ao lado de casa,pode  desaparecer, que abora a ameaça à localidade pela nova legislação ambiental, patrocinada pelo governo no de Goiás, comandado pelo tucano Marcone Perillo

Muitos dos leitores foram atraídos ao blog pelas redes sociais, em especial via o  facebook.comtwitter.com e pelos blogs de Donny Silva, Gama LivreBlog do professor Chico, blog do Chiquinho Dornas e o Política Distrital, aos cujos editores agradeço por referenciar meu blog em seus espaços.

fac simile blog canário da terraA coluna Você conhece as aves de Brasília, que já acumula o registro de cerca de 50 aves que tem o Distrito Federal como habitat, continua sendo um espaço de destaque no blog. Com o apoio de fotógrafos dos grupos Observaves e Observadores de Aves, os textos trazem um pouco mais de informações sobre os passáros da Capital Federal, mostrando que a cidade é bem mais bela e interessante do que as manchetes dos jornalões revelam. Em 2015, o singelo  Canário-da-Terra foi a grande atração.

Nessa virada de ano, quero agradecer a todos que contribuíram com seus textos, imagens, comentários, sugestões de pautas, ou mesmo a simples leitura e compartilhamento . Sem a ajuda de vocês não terímaos chegado aqui.

Um Feliz 2016.

Chico Sant’Anna

Clique aqui para ver o relatório completo

Anúncios