110 mil visitas de 118 países. Esses os números de 2015 do Brasília, por Chico Sant’Anna

fac simile blogCaros leitores e colaboradores.

Terminamos esse ano com uma bela notícia da plataforma wordpress, onde está abrigado o blog Brasília, por Chico Sant’Anna. Além de termos ultrapassado a casa de 500 mil leituras – ainda em novembrom -, o blog que existe  desde junho de 2010, registrou nesse ano de 2015 cerca de 110 mil novas visitas/leituras.

Informa o wordpress que o Museu do Louvre, em Paris, é visitado todos os anos por 8.5 milhões de pessoas. Em 2015, o blog Brasília, por Chico Sant’Anna foi visitado cerca de 110.000 vezes. Foram leitores de 118 países, em especial Brasil, Estados Unidos e Portugal. “Se fosse o Louvre, eram precisos 5 dias para todas essas pessoas o visitarem.”

Em 2015, foram publicados 228 novos artigos, aumentando o acervo de textos para um total de 1.698 artigos. Foram carregadas 361 novas imagens, ocupando um espaço total de 157 MB. Isso equivale a 7 novas imagens por semana, uma por dia.

O Blog não é uma publicação comercial, com jornalistas e fotógrafos empregados. Ele é um espaço colaborativo. Assim, parte desses conteúdos foi produzida pelos poetas Luiz Martins da Silva e Ana Rossi – que abastecem os espaços Poema de Fim de Semana e Poema no meio da Semana -, pelo cordelista Gustavo Dourado e com as ironias sociais de TT Catalão, em seu Foto-protesto, de TT Catalão.

tabela blogEm 2015 o texto campeão de leituras teve um viés político ambiental. Trata-se do artigo Chapada dos Veadeiros, um paraíso, ao lado de casa,pode  desaparecer, que abora a ameaça à localidade pela nova legislação ambiental, patrocinada pelo governo no de Goiás, comandado pelo tucano Marcone Perillo

Muitos dos leitores foram atraídos ao blog pelas redes sociais, em especial via o  facebook.comtwitter.com e pelos blogs de Donny Silva, Gama LivreBlog do professor Chico, blog do Chiquinho Dornas e o Política Distrital, aos cujos editores agradeço por referenciar meu blog em seus espaços.

fac simile blog canário da terraA coluna Você conhece as aves de Brasília, que já acumula o registro de cerca de 50 aves que tem o Distrito Federal como habitat, continua sendo um espaço de destaque no blog. Com o apoio de fotógrafos dos grupos Observaves e Observadores de Aves, os textos trazem um pouco mais de informações sobre os passáros da Capital Federal, mostrando que a cidade é bem mais bela e interessante do que as manchetes dos jornalões revelam. Em 2015, o singelo  Canário-da-Terra foi a grande atração.

Nessa virada de ano, quero agradecer a todos que contribuíram com seus textos, imagens, comentários, sugestões de pautas, ou mesmo a simples leitura e compartilhamento . Sem a ajuda de vocês não terímaos chegado aqui.

Um Feliz 2016.

Chico Sant’Anna

Clique aqui para ver o relatório completo

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Blog & Blogueiros, Cultura, Imprensa & Mídia, Redes Sociais, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para 110 mil visitas de 118 países. Esses os números de 2015 do Brasília, por Chico Sant’Anna

  1. Parabéns, Feliz 2016.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s