Por Chico Sant’Anna, com base no Tela Viva News
O brasiliense que ainda não possui aparelho de televisão digital ou o conversor (set-up box), que permite assistir o sinal de TV digital nas antigas televisões analógicas, deve começar a pesquisar os preços no mercado e comprar o seu aparelho. É que o ministro das Comunicações, André Figueiredo, confirmou para outubro o desligamento da emissão do sinal analógico de TV em Brasília.
Quem não tiver o equipamento certo em outubro vai cair no chamado “apagão digital” e ficará sem condições de assistir à televisão aberta. Os canais 2, TV Brasil; 4, Band; 6, TV Brasília; 8, Record; 10, Globo; e 12, SBT ganharão nova numeração e serão disponíveis apenas no sistema digital. O mesmo acontecerá com alguns canais transmitidos hoje em UHF, como as TVs Senado, Câmara e Justiça. Atualmente,a grande maioria dos canais abertos vem operando no sistema analógico e no digital e a partir de outubro haverá o desligamento do analógico.
O desligamento do sinal analógico da TV aberta em Brasília estava previsto para acontecer em abril deste ano, mas foi adiado para o mês de outubro por conta da realização dos Jogos Olímpicos. Muita gente poderia não ter condições de comprar uma nova televisão até lá e ficar privado de ver os jogos. Isso acabaria jogando contra o governo, provocando mais uma ingrediente de insatisfação social. À Rádio Nacional, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, disse que a partir desse switch-off o governo terá uma grande experiência para assegurar o desligamento total até 2018.
Figueiredo também reafirmou o desligamento do sinal analógico de TV do município goiano de Rio Verde para o dia 15 de fevereiro. “Todos os procedimentos desse projeto-piloto já foram cumpridos e já tomamos todas as providências para que o percentual mínimo de 93% dos domicílios aptos a receber as transmissões digitais seja alcançado até esta data”, disse.
Rádio
André Figueiredo afirmou também que as primeiras migrações de emissoras de rádio AM (modulação em amplitude) para FM (frequência modulada) devem ocorrer até abril deste ano. Segundo ele, ao todo, 948 rádios poderão fazer a migração em 2016. As demais emissoras terão que aguardar a liberação do espaço, que deve acontecer com a digitalização da TV no País.