Carnaval: Suvaco da Asa, despejado do Cruzeiro, vai brincar no Eixo Monumental

Concentração agora será no canteiro central do Eixo Monumental.

 

O já tradicional bloco carnavalesco Suvaco da Asa não vai mais se concentrar no Cruzeiro e do Setor Sudoeste, como sempre fez. As duas localidades, que inspiraram o nome do bloco – pois ficam na interseção da Asa Sul com o Eixo Monumental – serão substituídas esse ano pelo gramado central do Eixo Monumnental  na altura da Sala Funarte, entre a Feira da Torre e o Centro de Convenções.

croqui suvaco de asaOs foliões farão o trajeto contornando esse quarteirão subindo pelo Eixo Monumental, sentido Praça do Buriti, contornarão na rua de acesso ao Centro de Convenções, voltando a pegar o Eixo monumental, dessa vez sentido Rodoviária. Contornarão novamente na rua que interliga os lados Sul e Norte do Eixo Monumental, em frente a Sala Funarte. O Suvaquinho acontecerá no gramado central.

A retirada dos foliões da área pública do Cruzeiro e do Setor Sudoeste, onde tradicionalmente era realizado o carnaval de rua, se deve ao compromisso firmado entre a diretoria do bloco, as administrações regionais do Cruzeiro e do Sudoeste e o Ministério Público, diante do aumento do número de foliões que, em 2015, chegou a cerca de 80 mil.

Tal volume superou, consideravelmente, a capacidade máxima de público autorizada pelo alvará, expedido pela administração regional, com previsão de público máximo, pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF, de aproximadamente 20 mil pessoas.

Legislação

A Lei nº 5.281/2013 determina que eventos e atividades recreativas com mais de 30 mil pessoas sejam realizadas em local aberto, sem cercamento, onde se possam oferecer ambulâncias para atendimento médico e equipes de segurança. As condicionantes legais para o licenciamento do evento, previstas nessa lei distrital, reforçam a necessidade da mudança do trajeto do bloco.

Na próxima segunda-feira, dia 18, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) realiza reunião aberta ao público para esclarecer a população sobre o novo trajeto do bloco carnavalesco Suvaco da Asa. O objetivo da reunião é explicar ao público os motivos da mudança do trajeto do bloco, que passará a ser no gramado da Funarte e receberá a infraestrutura necessária para receber o folião.

Segundo informe do MPDFT, a mudança refletiria “o compromisso do bloco com a responsabilidade socioambiental, que refletirá no bem-estar dos moradores, que deixarão de sofrer com o fechamento das quadras e os transtornos resultantes da passagem do grande volume de pessoas pelas ruas estreitas, sem estacionamento nem calçadas.” Na ocasião – reunião realizada em 25 de julho de 2015 -, o compromisso dos organizadores do bloco, conforme a ata da reunião, era apenas de não mais passar pelas quadras 7 e 8 do Sudoeste Econômico, mas o novo trajeto anunciado pelo Ministério Público, retirou integralmente a atividade do Cruzeiro e do Sudoeste.

 

Serviço:
Reunião aberta ao público – Novo trajeto do Bloco Suvaco da Asa
Data: 18/1
Horário: 14h
Local: Sala de Treinamento nº 2 da Sede do MPDFT – Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2
Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Brasília - DF, Carnaval, Cruzeiro - DF, Cultura, Distrito Federal, Festas & Eventos, GDF, Música, Ministério Público, Segurança Pública, Sociedade, Sudoeste, Turismo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Carnaval: Suvaco da Asa, despejado do Cruzeiro, vai brincar no Eixo Monumental

  1. Vai deixar de ser Suvaco da Asa para ser Coluna da Asa. Que pena!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s