Pesquisadores reconstroem face dos brasileiros anteriores à chegada de Cabral

indio brasileiroQual a cara dos povos que habitavam o Brasil antes da chegada do homem branco?

Como era a face deles antes dos processos de missigenação?

Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente reconstituiu rostos de indigenas que habitaram o Oeste Paulista há cerca de 1 mil anos. Ou seja, 500 anos antes da chegada de Cabral e muito antes de outros movimentos migratórios, tais como os provenientes da África, Japão e Itália.

A pesquisa aponta para um biotipo de rosto arredondado, olhos amendoados, cabelos lisos, mas grossos. Seriam os antepassados dos Tupis-guaranis e que moravam às margens do Rio Paraná. Eles já dominavam a técnica de polir as pedras para a produção de armas e ferramentas e se dedicavam a produção de cerâmicas.

As descobertas foram possíveis através de materiais arqueológicos encontrados em sítios da região. Através do trabalho realizado pelos pesquisadores é possível entender os primórdios dos moradores da região de Presidente Prudente.

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Arqueologia, Brasil, Ciência & Tecnologia, Cultura, Memória & História Nacional, Povos indigenas, São Paulo. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Pesquisadores reconstroem face dos brasileiros anteriores à chegada de Cabral

  1. Rosângela Corrêa disse:

    Quem são os pesquisadores da Unesp que fizeram essa pesquisa? Qual é o departamento? Quando a realizaram? Acho que essa notícia está incompleta.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s