Qual a cara dos povos que habitavam o Brasil antes da chegada do homem branco?
Como era a face deles antes dos processos de missigenação?
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Presidente Prudente reconstituiu rostos de indigenas que habitaram o Oeste Paulista há cerca de 1 mil anos. Ou seja, 500 anos antes da chegada de Cabral e muito antes de outros movimentos migratórios, tais como os provenientes da África, Japão e Itália.
A pesquisa aponta para um biotipo de rosto arredondado, olhos amendoados, cabelos lisos, mas grossos. Seriam os antepassados dos Tupis-guaranis e que moravam às margens do Rio Paraná. Eles já dominavam a técnica de polir as pedras para a produção de armas e ferramentas e se dedicavam a produção de cerâmicas.
As descobertas foram possíveis através de materiais arqueológicos encontrados em sítios da região. Através do trabalho realizado pelos pesquisadores é possível entender os primórdios dos moradores da região de Presidente Prudente.
Quem são os pesquisadores da Unesp que fizeram essa pesquisa? Qual é o departamento? Quando a realizaram? Acho que essa notícia está incompleta.
CurtirCurtir
Cara Rosangela
Concordo com você, mas a divulgação feita pela Unesp se limitou a esses dados. Tentei inclusive outras ilustrações, mas não obtive retorno.
Lamento.
CurtirCurtir