Revista Forbes: Família Constantino, da Gol, tem 5 offshores nas Ilhas Virgens

Clippin ForbesFamília do empresário que é proprietário da Gol, da Pioneira e de outras empresas de ônibus se destaca na edição da Forbes com cinco contas em paraísos fiscais.

A Família Constantino, proprietária da companhia aérea Gol foi tema da edição on-line da Revista Forbes, editada nos Estados Unidos. Tratando da operação Panamá, que revelou a lista de políticos e empresários de todo mundo que são detententores de empresasa offshore em paraísos fiscais, abertas por meio do escritório de advocácia panamenho

Em reportagem da jornalista  Kerry A. Dolan, a Forbes lembrou que os os quarto irmãos Constantino, sócios da companhia aérea GOL,  constaram da lista de bilionários da Forbes nos anos de 2006 e 2007.

Agora, a família – que em Brasília também é proprietária da Viação Pioneira, empresa de ônibus que dentre outras linhas opera o BRT para o Gama e Santa Maria -, aparece associada a cinco offshore nas Ilhas Virgens Britânicas.

Trata-se de um paraíso fiscal, localizado no Mar do Caribe, a Leste de Porto Rico. Ao todo, a Forbes revela que cinco bilionários do Brasil, os filhos de dois outros bilionários brasileiros (incluindo o filho do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann), e quatro famílias que já deixaram de pertencer no restrito clube dos bilionários brasileiros foram expostas como resultado do vazamento Panamá Papers.

Uma dessas offshore terai sido criada para a compra de um jato, mas, aparentemente, a compra não se concretizou, diz a Forbes. Ao portal de notícias UOL, a família confirmou que a existência das offshores e afirmou que elas foram declaradas às autoridades brasileiras. Um porta-voz da Gol procurado pela Revista Forbes, não atendeu às demandas feitas.

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Bancos, Brasil, Capital Internacional, Desigualdade Social, Deu na imprensa, Economia & Finanças, Sistema Finaceiro. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s