Granja do IpêO conselho é um espaço de diálogo, escuta e debate entre governo e sociedade. Secretário de Meio Ambiente representará a pasta

 

Localizada no Park Way, a Granja do Ipê foi no início de Brasília, a residência do presidente da Novacap, Israel Pinheiro. A casa foi projetada por Oscar Niemeyer e segue o padrão arquitetônico mum aos anos de 1960. O local abriga também a Mesa JK, uma estrutura de pedra e cimento em meio à mata nativa, manda a ser construída pelo presidente Juscelino Kubitschek para reuniões informais durante a construção de Brasília.

Depois, durante regime militar, se transformou em uma das residências oficiais do governo federal. Durante a ditadura, seu último ocupante foi o então ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da Republica no governo do general João Figueiredo, o jurista gaúcho Leitão de Abreu.

PsiculturaEm 2013, o governo federal cedeu 584,6 hectares da Granja do Ipê ao Distrito Federal. A área foi cedida pela União durante dez anos, que poderão ser prorrogados por igual período. No local já existia um complexo de criação de alevinos e de criação de mudas para reflorestamento, serviços executados e administrados pela secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF. A proposta era de ampliar o local para formar o Centro de Referência em Piscicultura do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico.

Também funcionam nas instalações da Granja, uma creche da secretaria de Educação, que atende especialmente crianças filhas dos moradores dos novos núcleos habitacionais criados no Ricago Fundo 2, e a Universidade da Paz, que está no local desde o governo de José Aparecido, na década de 1980.

Arie Granja do IpeLocalização

Com 1.143,82 hectares de área protegida dentro da unidade hidrográfica do Riacho Fundo, a Arie é rica em Mata ripária, Campos de Murundu, Campos Rupestres (ralo) e Campo Sujo. Nela, se encontram as nascentes e os cursos dos córregos Ipê e do Capão Preto, e alguns sítios arqueológicos. A Arie da Granja do Ipê está à margem esquerda do Córrego do Ipê, indo da sua nascente até o seu encontro com o Córrego Riacho Fundo.

Ela é considerada de vital importância para a proteção das nascentes da unidade hidrográfica do Riacho Fundo, que tem a necessidade de redução do assoreamento ocorrido em função da exploração de cascalho laterítico existente na área desde o início da construção da capital, além da degradação advinda de seu uso para o cultivo de hortaliças e frutíferas, pelos chacareiros da região, segundo informa o Ibram.

Conselho

O Conselho Gestor da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê instalado pelo GDF tem como missão ser um espaço de diálogo entre governo e sociedade, para que o governo saiba o que a comunidade deseja, mas também de debate sobre o uso do território sob a sua responsabilidade”.

Entretanto, poucos foram os representantes do Park Way, onde se encontra a Arie, designados para fazer parte do conselho. Apenas uma entidade representativa do bairro, a Associação Park Way Residencial – APWR terá assento no fórum. As demais entidades representativas da sociedade civil são de outras áreas do Distrito Federal.

O Conselho Gestor tem caráter consultivo e sua finalidade é avaliar o desempenho e apoiar o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (IBRAM), órgão gestor da unidade de conservação, na implantação do plano de gerenciamento, de forma a contribuir para a proteção da biodiversidade biológica e com o disciplinamento do processo de ocupação e sustentabilidade dos recursos naturais, em conformidade com os objetivos que levaram à sua criação.

Presidido pelo Ibram,  o conselho é composto por nove órgãos de governo, nove membros da sociedade civil e quatro instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Pela sociedade civil, terão participação as seguintes entidades:

  • Fundação Cidade da Paz – UNIPAZ
  • Associação dos Produtores Rurais da Agrovila 1 do Combinado Agro urbano de Brasília
  • Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá
  • Fórum de ONGs do DF
  • Rede de Sementes do Cerrado
  • Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental
  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF
  • Lions Club do CAUB 1
  • Associação Park Way Residencial

Essas serão as instituições de ensino, pesquisa e extensão que indicarão seus representantes:

  • Universidade de Brasília – UnB
  • Universidade Católica de Brasília – UCB
  • Centro de Ensino Fundamental Agro urbano em Brasília
  • Escola Classe Ipê

O secretário de Meio Ambiente, André Lima, presidirá o Conselho, na condição de representante da pasta do Meio Ambiente.

Anúncios