TV Digital: DF inicia distribuição de kits para cadastrados no Bolsa Família

Em outubro de 2016, o sinal analógico de televisão na Capital Federal vai ser desligado. A cidade é a segunda a fazer a migração para a transmissão de televisão exclusivamente em sinal digital.  A primeira foi Rio Verde, em Goiás. Os espectadores que não possuem aparelhos de TV já dotados da tecnologia digital, terão que comprar um kit composto de um adaptador especial, bem como antena especifica. Para a população de baixa renda, haverá distribuição gratuita, que em Brasília acontece a partir de 2 de junho.

A entrega gratuita dos kits de conversores digitais e antenas acontecerá apenas aos beneficiários do programa Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único do governo federal. A previsão é de que mais de 300 mil caixinhas sejam distribuídas. Entretanto, especialistas do setor criticam que o conversor para os espectadores de baixa renda não garante a interatividade que o sistema propicia. Assim, haveria no Brasil uma TV digital para ricos e outra para os pobres.

Leia também:

O desligamento do sinal analógico em Brasília e mais nove cidades goianas do entorno está previsto para o dia 26 de outubro. A distribuição dos kits em Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás já foi concluída, mas ainda é possível atender a retardatários.

Brasília será a primeira capital a passar pelo desligamento (switch-off) no Brasil. Em março, a cidade de Rio Verde (GO) foi a primeira do País a passar pelo apagão, como piloto. Para a autorização do desligamento do sinal analógico é preciso que 93% dos domicílios que recebem o sinal da TV aberta estejam digitalizados.

A distribuição dos kits é coordenada pela Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) e as retiradas poderão ser feitas nos centros de distribuição na capital federal pelas famílias que se inscreveram pelo site vocenatvdigital.com.br ou pelo telefone 147.

Anúncios

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Brasília - DF, Ciência & Tecnologia, Cultura, Distrito Federal, Entorno do DF, Ministério das Comunicações, Rádio & Televisão, Telecomunicações. Bookmark o link permanente.

4 respostas para TV Digital: DF inicia distribuição de kits para cadastrados no Bolsa Família

  1. Pingback: TV Digital está chegando e 100 mil famílias não pegaram seus kits de conversão | Brasília, por Chico Sant'Anna

  2. Pingback: TV Digital: Para evitar apagão, fim do analógico no DF pode ser adiado | Brasília, por Chico Sant'Anna

  3. cezar borges disse:

    É o fim da picada mesmo, nem remedio tem muitos deles e vão receber tv digital, que povo que esta no comando desse brasil em….. sem palavras.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s