Livro fotográfico resgata 58 anos de Taguatinga – DF

Fotos Taguatinga2

Taguatinga Centro, em 1967, na ótica de Getúlio Romão

Os cinquenta e oito anos de Taguatinga, a cidade-satélite que nasceu pra ser dormitório e hoje é um dos principais polos econômicos do Distrito Federal, é o tema do livro de fotografias históricas de Getúlio Romão. Retratos & Memórias: A Taguatinga Objetiva é uma obra que foi elaborada a partir do patrimônio fotográfico acumulado ao longo dos anos por Getúlio, mineiro de Caratinga, um dos pioneiros da cidade.

O livro é composto por 770 imagens: 742 fotografias do acervo pessoal de Getúlio Romão e 28 cedidas pelo Arquivo Público do Distrito Federal.

Fotos TaguatingaComo muitos brasileiros, Getúlio veio em 1961 para Brasília tentar um salto na vida. De início, foi empresário no setor do transporte coletivo, com a Viação Nossa Senhora Aparecida, empresa de ônibus que ligava a cidade satélite de Sobradinho ao Plano Piloto.
A fotografia surgiu em 1962, com o Foto Studio Ideal, em 1962 e com o fotojornalismo, em 1963, atuando como repórter-fotográfico, no Correio Braziliense.

Ao longo da carreira, registrou momentos sociais da vida candanga, em especial da de Taguatinga: carnaval, concursos de misses, formaturas, casamentos, bailes de debutantes, dentre outros. Outro tema em foco fôramos eventos e eleições de entidades sociais – quando em Brasília não havia eleições políticas – tais como a Associação Comercial e Industrial de Taguatinga – ACIT, o Rotary Club, Casa da Amizade, o Lions Clube e os clubes de serviço da cidade, como o Clube dos 200, o Primavera e o Clube da CIT.

Desta forma, em Retratos & Memórias, o leitor verá fatos e personagens que sempre tiveram muitos vínculos com Taguatinga. Enfim, não é o resgate de uma história, mas da história de centenas de milhares de pessoas que constroem Taguatinga.

Fotos Taguatinga Capa do livroServiço

Lançamento do Livro: RETRATOS & MEMÓRIAS: A Taguatinga Objetiva, de Getúlio Romão Campos
Data: 16 de junho de 2016
Local: Espaço UniCeub Cultural – Campus Taguatinga II
Endereço: QS 1, Lote 1/17, Rua 214 – Taguatinga-DF
Horário: A partir das 19h30

Convites pelo telefone 61 3034.4169 ou pelo correio eletrônico  retratosememoriasi@allegracomunicacaomkt.net.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Cidades Satélites, Distrito Federal, Fotografia, Livro, Memória & História Nacional, Taguatinga - DF. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Livro fotográfico resgata 58 anos de Taguatinga – DF

  1. Pingback: Brasília Minha: um portal para a memória candanga | Brasília, por Chico Sant'Anna

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s