Rollemberg pensativoPor Chico Sant’Anna

Dizem os esotéricos que Agosto, sob o domínio da Lua Minguante, é favorável ao encerramento de ciclos e abre os caminhos para descartar desgastes. Talvez, seja essa a energia que inspirou o governador Rodrigo Rollemberg a romper com seus aliados de início de governo, em especial a presidente da CLDF, Celina Leão, e o seu ex-líder de governo, o ex-tucano e hoje correligionário de Celina no PPS, Raimundo Ribeiro.

Tardiamente, Rollemberg se dá conta que a costura partidária da sua candidatura foi equivocada. O governador percebe agora que o PSD não é confiável, pelo menos não em gravações, e que ter apoiado a leoa pra dirigir à Câmara o deixou refém. Até mesmo os senadores Cristovam e Reguffe, que avalizaram a candidatura Rollemberg, já estão distantes. Lavam as mãos. Cristovam monta assim seu palanque no DF pra tentar o Planalto.

coluna 4
Essa artigo foi originalmente publicado na coluna Brasília, por Chico Sant’Anna do semanário Brasília Capital

Tudo isso foi alvo de alertas ainda antes das eleições, mas Rodrigo, de olho gordo nos segundos que o PSD aportaria a sua propaganda eleitoral, ignorou a todos.

O que foi sua base de apoio até agora virá bloco da oposição. A força da máquina política do Buriti pretende apoiar Agaciel Maia contra Celina e seus aliados. Resta saber se, até 2018, Agaciel que sonha vôos altos, não fará o mesmo que a atual presidente faz.

Rede – só na escuta

É sabido que a Lua altera as marés. Nessa história de gravações secretas e divulgação em redes sociais, a bancada da Rede está que nem siri em maré baixa: quietinha. Chico Leite, Cláudio Abrantes e Luzia de Paula emudeceram, talvez até pra não serem gravados.

Oposição, pero no mucho

Na nova arquitetura política, Rollemberg espera contar com o apoio do PT na CLDF. Os três distritais da bancada já deixaram claro que são oposição ao GDF. Mas, como ressaltou Chico Vigilante, “com liberdade e autonomia para analisar e defender o que for de interesse da população. O que disser respeito à melhoria das condições de vida da população do DF contará com voto favorável.”

Frankenstein no Entorno

Frankenstein deve estar dando consultoria política no Entorno do DF. Em Luziânia, Eládio Carneiro – PMDB, suplente do senador Ronaldo Caiado – DEM, negocia com Didi Viana do PT uma dobradinha para enfrentar os tucanos de Marconi Perillo. A chapa teria as bênçãos de Tadeu Filippelli. Em Águas Lindas, o PT constrói dobradinha com o PMDB, tendo Ênio Tatico na cabeça. Ele é o filho do ex-deputado José Tatico – PTB, condenado pelo STF por apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuição previdenciária.

Anúncios