Eleições municipais: Rollemberg além-fronteiras

armando-neto-adesivo-vice-prefeitoPor Chico Sant’Anna

Estima-se que a chamada Região do Entorno do Distrito Federal abrigue cerca de 1,5 milhão de pessoas que dependem direta ou indiretamente de Brasília. São pessoas que moram nas cidades goianas e mineiras e trabalham, estudam, usufruem dos serviços de Saúde da Capital Federal. Embora seja até proibido, há mesmo um fluxo importante de pessoas que migram seus títulos de eleitores de dois em dois anos, transferindo-os para as cidades do Entorno quando da realização de eleições municipais e voltando a Brasília, por ocasião das eleições gerais.

Por isso, mesmo com a dificuldade política que enfrenta no DF, a família do governador Rodrigo Rollemberg se faz presente ativamente nas eleições do Entorno.

armando-neto-ficha-treEm Alexânia, um sobrinho do governador, Armando Rollemberg, é candidato a vice-prefeito na coligação PSB-Rede-PPS-PMB. O verdadeiro nome do sobrinho é Armando Rollemberg Neto. Em 2012, ele já havia sido candidato. Na época, a retirada do agnome Neto, gerou trauma familiar. Armando Rollemberg é o nome do irmão mais velho do governador. Militante com história na cidade, o ex-dirigente sindical e jornalista foi um dos fundadores do PT-DF. Depois, mudou-se para ajudar a construir o PSB candango.

O sobrinho tem agora a primazia de usar politicamente a denominação. Caso os dois venham a ser um dia candidatos em um mesmo pleito, o direito de uso do nome será do sobrinho e não do tio. Em 2012, o tio Armando Rollemberg, chateado com o fato, desfiliou-se do PSB e migrou para o PDT.

Leia também:

Publicado originalmente na coluna Brasília, por Chico Sant'Anna do semanário Brasília Capital

Publicado originalmente na coluna Brasília, por Chico Sant’Anna do semanário Brasília Capital

Cristalina

Em Cristalina também se nota a presença Rollemberg no pleito. Quem está nas manchetes locais é a filha de Rodrigo Rollemberg. A advogada Gabriela Rollemberg defendeu o presidente da câmara municipal, Rosivaldo Pelota (PSB), afastado do cargo junto com outros vereadores, por suspeita de compra de votos para presidir aquela Casa.

O êxito de Gabriela Rollemberg foi uma das últimas decisões tomada por Ricardo Lewandoswki, ainda na presidência do STF. Ele determinou o retorno de Pelota ao exercício do mandato de vereador e ao cargo de presidente da Câmara Municipal.

O escritório Gabriela Rollemberg Advocacia também representa o vereador Daniel do Sindicato (PSB), candidato a prefeito de Cristalina. Recentemente, ele e Pelota obtiveram decisão judicial favorável interditando a circulação no whatsapp de uma falsa reportagem. A mensagem, que seria uma montagem se valendo da identidade visual do portal G1, afirmava que os dois haviam praticado caixa dois com recursos do esquema de corrupção na Petrobras desvendado pela operação Lava-jato.

O jornal Gazeta Cristal, daquele município goiano, afirma ainda que Gabriela busca influir nas eleições municipais tentando impugnar a candidatura a prefeito de Gildomar Gonçalves Ribeiro, do PMN. Ele já foi prefeito de Cristalina e é citado pelo fazendeiro Morelos Vasquez, acusado de ser o mandante do crime que matou o desembargador Irajá Pimentel em 2002. Ele teria sido pivô de uma contestada transferência de 600 hectares de uma fazenda em Goiás que teve sua propriedade transferida da família de Morelos para Irajá Pimentel.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Alexânia - GO, Cristalina - GO, Eleições, Entorno, Entorno do DF, Política & Partidos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s