Dentista pioneiro é agraciado na CLDF

dentista-frederico-sallesCirurgião-dentista Frederico Salles receberá Título de Cidadão Honorário de Brasília.

Cirurgião-dentista reconhecido nacional e internacionalmente por seu trabalho em cirurgia bucomaxilofacial e aglossia, residente no Distrito Federal desde 1962, Frederico Salles será homenageado pela Câmara Legislativa no dia 4 de novembro, sexta-feira, às 19h, com o título de Cidadão Honorário de Brasília. A solenidade, que acontece no plenário da Casa, é de autoria do deputado Wasny de Roure (PT).

Aglossia – Frederico Salles ganhou notoriedade internacional ao coordenar uma equipe multidisciplinar que tratou do caso extremamente raro de uma brasileira que nasceu sem a língua e hoje consegue falar, sem sequelas. A jovem Auristela Viana da Silva é uma das únicas três pessoas de que se tem conhecimento com aglossia congênita isolada – isto é, a ausência total da língua, sem que haja outras deformidades – a conseguiu falar

Pioneiro –  Antes de se transferir para Brasília, o baiano Frederico Salles esteve na cidade em 1961, a convite do colega Adriano Magalhães Freire, líder de um grupo de cerca de 50 dentistas que atuavam aqui. Participou do 1º Curso de Cirurgia Oral ministrado na nova capital e visitou a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central, em Uberaba, onde fez mais tarde residência em câncer bucal. A visita amadureceu sua decisão de transferir-se para a nova capital e perseguir os objetivos de instalar uma clínica, colaborar para o aprimoramento da classe e lutar pela construção de um hospital de câncer”.

Leia também:

Terminada a residência, Salles iniciou suas atividades profissionais na Quadra 505 da Av. W-3 Sul, além de atender pacientes do INPS, atual SUS. Esses pacientes divulgaram seu trabalho e em pouco tempo sua clientela tornou-se robusta, com a presença maciça da classe médica, de professores da UnB, empresários, deputados, senadores, um presidente da república e familiares, e personalidades como Cláudio Santoro, Darcy Ribeiro, Aloysio Campos da Paz, João Sayad e Roberto Salmeron.

Sobre Chico Sant'Anna

Sou jornalista profissional, documentarista, moro em Brasília desde 1958. Trabalhei nos principais meios de comunicação da Capital Federal e lecionei Jornalismo também nas principais universidades da cidade.
Esse post foi publicado em Brasília - DF, Câmara Distrital. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s